Sistema experimental em rodovias brasileiras monitora média de velocidade ao longo do percurso.
Um novo sistema de fiscalização de velocidade, que utiliza radares inteligentes para medir a média de velocidade ao longo de um trecho, começou a ser implementado nas rodovias do Brasil.
A tecnologia, que opera de forma diferente dos radares fixos convencionais, foi projetada para registrar a velocidade média de um veículo em um percurso, em vez de medir a velocidade em um único ponto.
Dessa forma, o sistema permite que o radar calcule o tempo que um veículo leva para percorrer o trecho monitorado, possibilitando verificar se a média de velocidade respeita o limite estipulado para o local.
A intenção é que a fiscalização não seja burlada com a redução de velocidade apenas nos pontos de radar, prática comum entre os motoristas para evitar multas.
O primeiro trecho a receber a nova tecnologia foi a BR-050, em Uberaba, Minas Gerais. O sistema entrou em operação no mês de outubro, ainda em fase experimental e sem aplicação de penalidades.
A previsão é de que, em breve, as multas comecem a ser aplicadas para quem ultrapassar o limite permitido, caso o tempo de travessia entre os pontos indicados pelo sistema sugira excesso de velocidade.
As autoridades de trânsito afirmam que a implantação desse sistema tem o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os riscos de excesso de velocidade, contribuindo para um trânsito mais seguro, mas a população reclama da indústria de multas existente no país.