Saúde

Os benefícios do mel.

Saúde

 

 

Os benefícios do mel. 

Os principais benefícios do mel para a saúde são:

Aumentar as defesas do corpo. ...

Melhorar a saúde do coração. ..

Melhorar o colesterol e diminuir os triglicerídeos. ...

Combater bactérias e fungos em feridas. ...

Aliviar a dor de garganta, asma e tosse. ...

Melhorar a saúde gastrointestinal. ...

Ajudar na memória e ansiedade. ...

Tratar hemorroidas.


O mel é quase 30% mais doce que o açúcar que usamos em casa, e sua composição varia de acordo com a flor, região de produção e a estação do ano.
O mel, 25% mais doce que o açúcar de mesa, é essencialmente água (17-18%) e açúcar (75-80%, principalmente glicose e frutose).
Mas mais de 150 substâncias minoritárias foram identificadas em sua composição — e são estes os responsáveis ??pela maioria das propriedades biológicas e saudáveis ??atribuídas a ele.
O teor de todos estes compostos varia em função das flores das quais o mel é proveniente (mel de castanha, mel de flor de laranjeira, etc.) e da região geográfica e da estação do ano.
É por isso que as flores servem como biomarcadores da identidade do mel.

Potássio, vitaminas, polifenóis.

Entre estes compostos minoritários, estão alguns minerais (sobretudo, potássio), vitaminas (principalmente, ácido fólico ou vitamina B? e vitamina C), polifenóis, aminoácidos, enzimas e proteínas, ácidos orgânicos (responsáveis ??por sua acidez), carotenoides e compostos voláteis (aromáticos, que também são usados ??para identificar a origem floral).
Muitos dos compostos minoritários, mas fundamentalmente os compostos fenólicos, são responsáveis ??pelas propriedades funcionais ou saudáveis ??do mel.
Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O mel tem um alto potencial antioxidante. Muitos estudos também demonstraram a atividade anti-inflamatória do mel, que é exercida por meio de vários mecanismos, reduzindo a resposta inflamatória dos tecidos celulares diante de diferentes agentes inflamatórios e impedindo a produção de substâncias pró-inflamatórias.

Foi comprovado ainda que o mel aumenta os linfócitos T e B, os anticorpos e certas células sanguíneas, como eosinófilos, neutrófilos e monócitos que lutam contra-ataques externos durante as respostas imunes nos tecidos celulares.
Além disso, também estimula a produção de ácidos graxos de cadeia curta com atividade imunomoduladora confirmada. 
É antimicrobiano e previne o aparecimento de úlceras. 
O mel também inibe o crescimento de diferentes bactérias, vírus e fungos patogênicos, ou seja, apresenta atividade antimicrobiana.

Redução do colesterol e prevenção de problemas cardiovasculares.

Outro efeito atribuído ao mel e de grande interesse é sua aplicação na redução dos níveis de colesterol em pacientes com hiperlipidemia.
Assim, o mel é muito mais do que água e açúcar.
É um produto natural, com um grande número de compostos minoritários com propriedades biológicas e funcionais interessantes.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news