Publicado em 21/8/2021 às 16h55
PRÊMIO POR VACINAÇÃO
Nova Bréscia fica em 2º lugar no “Te Vacina”
Município é destaque estadual em programa do governo. Com a colocação, recebe o valor de R$ 25 mil, que deve ser investido na atenção primária à saúde
O município de Nova Bréscia, no Vale do Taquari, conquistou o segundo lugar na categoria até 10 mil habitantes no prêmio “Te Vacina, RS”. A iniciativa do Estado premiou as cidades gaúchas que mais vacinaram contra a Covid-19.
A conquista do prêmio se dá, na opinião do Secretário de Saúde, Marino Deves, pelo trabalho feito pelas equipes da estratégia de saúde da família. “Com as nossas agentes comunitárias, temos 100% de cobertura na atenção básica. Temos controle de todos os moradores, número e idade. Isso facilita nossa atuação”, diz Deves.
Nova Bréscia já alcançou a faixa etária dos 18 anos. Logo que as vacinas chegavam na coordenadoria regional, profissionais da saúde buscavam as doses em Lajeado e, assim que chegavam ao município, a secretaria iniciava o trabalho de chamar as próximas pessoas da lista de grupos prioritários.
“Vacina boa é vacina no braço. E foi isso que fizemos. Agora estamos colhendo os frutos. Isso se deve também à nossa população que entendeu nossa ideia e procurou as vacinas”, destaca o secretário. O município de Nova Bréscia foi o único da região do Vale do Taquari a ser premiado na iniciativa do Estado.
Incentivo financeiro
Com a segunda colocação, o município vai receber o prêmio de R$ 25 mil. O uso dos recursos recebidos da premiação deverá ser em ações na atenção primária à saúde. O pagamento é feito por meio do Fundo Estadual de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde. Nova Bréscia ainda não definiu em qual projeto vai aplicar a verba.
Critérios
O índice que serviu como critério no prêmio foi obtido dividindo a quantidade de doses aplicadas pelas vacinas distribuídas por município. As informações validadas foram as registradas até às 23h59 de 17 de agosto. Como critério de desempate, foi calculado o total de segundas doses aplicadas dividido pelo número de doses distribuídas.