Saúde

Inaugurada em Estrela Clínica de hemodiálise SUS que atenderá mais de 20 municípios

Saúde

Publicado em 19/5/2022 às 16h28

 

Clínica de hemodiálise que atenderá mais de 20 municípios da região pelo SUS é inaugurada em Estrela

Com especialidade na realização de hemodiálise, que é o procedimento realizado para filtrar e limpar o sangue de pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (19), em Estrela, a Humanize Clínica de Diálise, localizada ao lado do Hospital Estrela. O ato contou com a presença da secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, além do Deputado Federal, o gaúcho Pompeo de Mattos, autoridades locais e regionais. Após o desenlace da fita inaugural, todos os convidados foram conduzidos para conhecerem as instalações da clínica.

O local irá prestar serviços para mais 20 municípios da região através do Sistema Único de Saúde (SUS), além da área particular, com investimento na casa dos R$ 2 milhões. Conforme a enfermeira e proprietária da clínica, Tatiane Hirsch Caldas Queruz, a empresa já atua em outros quatro locais com o mesmo serviço. “Atendemos a região do Litoral, a região de Venâncio Aires e Torres, e nos trazemos mais uma proposta de um serviço aqui, em função da população estar precisando, vimos montar um serviço de qualidade, de excelência, pensando nos nossos pacientes”.

Toda a estrutura do local foi pensada para atender as necessidades da população, segundo a proprietária. “Uma demanda de mais ou menos 1,2 mil hemodiálises mensais, para acolher todos os pacientes do SUS, e os particulares também”, explica. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiras, nutricionistas e psicólogos. O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, entende que a inauguração da clínica surge como um presente para o município que completa 146 anos nesta sexta-feira (20). “Saúde tem que ser uma soma, e jamais dividir, então nós estamos muito felizes em recebermos esse grande empreendimento”.

A secretária estadual, Arita Bergmann, disse que foi feito um estudo prévio para avaliar a necessidade de uma clínica desse porte para Estrela e para o Vale do Taquari. “Cabia nessa região da macro Vales, mais um serviço de hemodiálise, então, atender a região 30, como é o propósito, segundo a pactuação da comissão intergestores bipartite, é de fato, tecnicamente possível, e agora se aguarda a habilitação no Ministério da Saúde”, relata. Mas tudo só foi isso, segundo Arita, pelo empreendedorismo e agilizada em capitar, no setor privado, um parceiro que já tem expertise e conhecimento na área.

A chefe da saúde no Estado também acrescentou que Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é pré-requisito que tenha um serviço de hemodiálise, e a pandemia mostrou para todos a importância de salvar vidas em hospitais com suporte de UTI. A Humanize Clínica de Diálise está localizada na Rua Geraldo Pereira, no Centro de Estrela, ao lado do hospital.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news