Saúde

FundeF avalia construção de hospital em Lajeado

Saúde

Publicado em 20/7/2021 às 23h55min

 

FundeF avalia construção de hospital no Bom Pastor em Lajeado

A Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (FundeF) receberá duas áreas do município para construção de seu hospital próprio. A legislação da doação será atualizada por meio de projeto de lei protocolado na câmara de vereadores em junho. A matéria foi liberada pelas comissões e pode ser votada na sessão desta terça-feira.

A construção de um hospital próprio é uma demanda antiga da FundeF e esteve perto de sair do papel na metade da década passada. Contudo, questões burocráticas travaram o projeto, sobretudo em virtude da localização da área que havia sido doada pelo município em 2014.

O novo espaço, no bairro Bom Pastor, reúne dois terrenos nas ruas Urbano Jaeger e Luiz Domingo Trevisol, já delimitados pela administração municipal. Segundo a gerente da FundeF, Dorli Maria Diehl, devido à pandemia, o processo ficou parado. Agora, foi retomado e necessita do aval dos conselheiros da entidade e da atualização da lei por parte dos vereadores.

“Com o aceite do Conselho Superior da Fundef sobre a área e após todos os trâmites necessários, vamos enviar a documentação para a Procuradoria das Fundações. Como somos uma fundação, prestamos contas para o Ministério Público”, explica Dorli. A partir da análise do MP, a FundeF partirá para a captação de recursos e, após, a construção do hospital.

Atualização de projeto

A FundeF elaborou um projeto arquitetônico para construção de seu hospital na década passada, levando em consideração a área doada pelo município ainda na gestão do ex-prefeito Luis Fernando Schmidt. O terreno, localizado no bairro Universitário, não estava apto para a obra, pois o Plano Diretor definia aquela região como zona residencial.

“Teremos que atualizar ou refazer parte do projeto. Mas agora o processo corre de acordo com o Plano Diretor aprovado no ano passado e comporta a construção do hospital na nova área”, salienta Dorli.

Para ela, a localização no Bom Pastor é privilegiada e, com a duplicação da BR-386, terá o acesso ainda mais facilitado.
O projeto arquitetônico antigo estava avaliado em R$ 257 mil. Para a nova proposta, será necessário buscar mais recursos para contemplar a obra.

Na ordem do dia da câmara:

O projeto referente à FundeF atualiza a lei aprovada no fim de 2019, que doava áreas no bairro Bom Pastor à entidade. Segundo a justificativa, foi identificada uma diferença numa das matrículas que constam na matéria e na existente no Registro de Imóveis;
Outros projetos de lei podem ser apreciados na sessão de hoje. O Plano Plurianual, que tem prazo para ser votado até o fim do mês, não deve entrar em pauta. Já o projeto que permite a incorporação da área do Daer por parte do município, que foi um dos mais discutidos dentro do Legislativo nos últimos dias, também deve ter sua apreciação adiada.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news