Saúde

Doe sangue e ajude a salvar vidas

Saúde

Publicado em 14/06/2021 às 16h55min

 

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

CAMPANHA NACIONAL REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE DOAR SANGUE REGULARMENTE

Com o lema Doe Sangue Regularmente – com a Nossa União a Vida se Completa o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira, 14/6, uma campanha para incentivar a população a doar sangue regularmente. O objetivo é incrementar o estoque de sangue do país, que teve uma redução de 10% desde o início da pandemia de covid-19. O lançamento ocorre na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas de sangue no país e em 2020 o número caiu para 2.958.665. Segundo o ministério, a redução se deu em razão da diminuição na circulação de pessoas por conta da covid-19. Apesar da redução, a pasta não registrou desabastecimento.


Em Lajeado falta O- (O negativo)

A Hemovale de Lajeado precisa de doação do tipo O- (Onegativo). A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas, sempre por meio de agendamento. Aos sábados, o Hemovale recebe doações das 7h30 às 11 horas. O Hemovale funciona junto ao Hospital Bruno Born (HBB) e o telefone para agendamento é o 3748-0442.

Devido a pandemia, as doações devem ser agendadas com antecedência. Compareça portando documento original com foto. 

Você pode entrar em contato com a secretaria de saúde do seu município para agendamento, em Progresso o telefone 3788-1319, para maiores informações.

Quem pode doar?
Todas as pessoas que tenham entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Além disso, é preciso pesar no mínimo 50kg, estar alimentado e descansado no dia.

Para os doadores que tiveram a Covid é necessário esperar 30 dias, após curado, para poder realizar a doação. Já aqueles que receberam a primeira ou segunda dose da vacina, o tempo de espera é de sete dias. Já a vacina da gripe necessita de 48h de espera.

 

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news