Saúde

DEZEMBRO LARANJA - CONTRA O CÂNCER DE PELE

Saúde

Publicado em 03/12/2024

 

DEZEMBRO LARANJA - CONTRA O CÂNCER DE PELE

Vivemos em um País Tropical onde a radiação solar é perigosa para o brasileiro em qualquer estação do ano. Mesmo no inverno, os níveis de radiação solar são muito altos e podem trazer queimaduras se não estivermos protegidos.

O principal fator causador do câncer de pele é o excesso de exposição à radiação solar e é extremante necessário usar mecanismos de fotoproteção, como roupas, chapéus, ficar embaixo de uma sombrinha e, sobretudo, usar filtro solar.

Principais fatores de risco e sintomas

O principal fator de risco para induzir a formação do câncer é a radiação ultravioleta, portanto, qualquer pessoa pode ter um câncer de pele. “Os pacientes com maior risco de desenvolver a doença são aqueles com olhos, cabelos e pele clara, com queimaduras solares prévia, história prévia pessoal e/ou familiar de câncer de pele, muitas pintas pelo corpo, presença de sardas e que possuem doenças imunossupressoras (AIDS, transplantados, etc.)”, alerta a médica.

A presença na pele de alguns sintomas pode ser facilmente observada:

– Lesões elevadas, brilhantes ou escurecida que crescem lentamente com sangramento fácil;
– Lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam após 6 semanas, podendo ser dolorosa ou com sangramentos;
– Pintas ou manchas escurecidas de crescimento progressivo com mudanças de cor, ou formato, além de sinais de crescimento ou sangramento. Neste caso podemos usar a regra do ABCDE para identificação de risco de suspeição de melanoma nas pintas ou manchas escuras. São altamente suspeitas as lesões com ASSIMETRIA das estruturas, BORDAS irregulares, mais de duas CORES, DIÂMETRO maior que 5 mm e EVOLUÇÃO com aumento do tamanho.

Os cuidados devem ser tomados o mais cedo possível, principalmente com crianças e adolescentes. Cerca de 80% da radiação solar que tomamos durante a vida toda é durante as duas primeiras décadas. Portanto, temos que conscientizar o uso do filtro solar para protegê-los.
Ainda há o grupo de pessoas que têm maior facilidade de desenvolver o tumor. São elas as pessoas que têm fragilidade genética, ou seja, que têm casos da doença na família, e pessoas com cor da pele clara, que se queimam com facilidade.

Lembrando que tomar um solzinho diariamente é primordial para manutenção da saúde; principalmente para produção da Vitamina D responsável por várias funções no organismo. Mas não esquecer que teve ser feita com cautela respeitando os Melhor horário para pegar sol.

Horário não recomendado:
Entre as 10 horas da manhã e 16 horas da tarde

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news