Publicado em 20/02/2021 às 17h10min
Comunicado da Rede de Saúde Divina Providência - Hospital Santa Isabel - Progresso.
O Hospital Santa Isabel informa à comunidade que o atual período epidemiológico é, de fato, o mais critico desde o inicio da pandemia de Covid-19, com o aumento significativo de casos no município e Região. Mas, até o momento NÃO registramos nenhum mapeamento genético que indicasse a presença da nova variante da Covid-19 em Progresso.
Informamos, ainda, que o Hospital Santa Isabel está com sua capacidade operacional preservada, e que há um plano de contingência prevendo um aumento de leitos para isolamento, caso haja necessidade.
Solicitamos a compreensão da população para que procurem o Pronto Atendimento do hospital somente em casos de real necessidade. Tal orientação foi adotada em comum acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.
Casos como dores nas costas; dor de cabeça ou renovação de receitas, podem ser manejados nas Unidades Básicas de Saúde e não no Pronto Atendimento.
Essa medida visa evitar a aglomeração desnecessária no Pronto Atendimento, situação que pode oferecer risco de contaminação para pessoas que buscam atendimento no hospital, além de agilizar o atendimento de casos mais graves com maior necessidade de atenção e com mais complexidade.
Portanto, este esclarecimento tem o objetivo de informar a população sobre a realidade e nosso compromisso em bem atender a comunidade.
A Direção.
Hospital Estrela próximo de restringir o atendimento na emergência
Tendo em vista o aumento da procura pelos serviços de atendimento à Covid-19, o Hospital Estrela do município de Estrela, no Vale do Taquari, orienta a população para que somente busque a Emergência do Hospital nos casos graves de sintomas respiratórios relacionados à Covid-19, bem como aqueles referentes a outras patologias.
O Comitê de Enfrentamento de Crise do Hospital Estrela (HE) está reavaliando, diariamente, o cenário da pandemia na Região e na instituição, considerando ser este o mais complicado momento em atendimentos Covid.
A UTI Covid está com ocupação máxima, o que exigiu medidas urgentes do comitê.
*Três leitos da Unidade de Tratamento Intensiva não Covid estão sendo isolados para atenderem pacientes Covid, entrando em operação na data de hoje, 19 de fevereiro;
*Haverá reforço médico no Pronto Atendimento Covid, a partir do dia 22 de fevereiro;
*Realização de cirurgias apenas para casos de urgência e de situações graves.
O Comitê de Enfrentamento de Crise do HE poderá emitir novas orientações a qualquer momento. E reitera o pedido para que a comunidade seja sensível neste momento de grandes dificuldades, evitando procurar o setor de Emergência, salvo em casos graves, a fim de garantir o acesso dos pacientes em situações de urgência e de situações graves.