Saúde

Começou nesta segunda a Campanha de Vacinação contra a gripe e tríplice viral

Saúde

Publicado em 31/03/2022 - 22h15

 

Começou nesta segunda-feira 4 de abril em todo o país, a Campanha nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) e tríplice viral  

Ministério da Saúde anuncia duas importantes campanhas de Vacinação que serão realizadas simultaneamente em todo o Brasil.

Enquanto o Brasil avança na vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde alerta para a importância da imunização contra a gripe a partir do dia 4 de abril. Com a distribuição de 80 milhões de doses da vacina Influenza para a campanha nacional de vacinação, a Pasta prevê cerca de 76,5 milhões ou 90% de pessoas nos grupos considerados prioritários. A previsão é que a campanha termine no dia 3 de junho.

Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

No município de Progresso a Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir de segunda-feira, 4 de abril até 3 de junho, estará disponível a vacina da gripe (influenza) e tríplice viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola).

Para vacinar é, necessário apresentar a caderneta de vacinação para avaliação da necessidade ou não de aplicação da tríplice viral. Em progresso, o horário de funcionamento da sala de vacinas é 7:30 até 12h e 13:30 até 17:00h. Dúvidas pelo 3788-1319, posto de saúde do município a disposição de todos.

Dia 30 de abril é o dia  D  imunizar nas unidades de saúde da sede de Progresso e do posto de saúde de Campo Branco, que estarão abertos para vacinação.

A Campanha será dividida em duas etapas:

Primeira etapa - entre os dias 04/04 e 02/05

 - idosos com 60 anos ou mais;
-  trabalhadores da saúde;

Segunda etapa - entre os dias 03/05 e 03/06

 - Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
 - Gestantes e puérperas;
 - Povos indígenas;
 - Professores;
 - Comorbidades;
 - Pessoas com deficiência permanente;
 - Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
 - Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
 - Trabalhadores portuários;
 Funcionários do sistema prisional;
 - Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
 - População privada de liberdade.

Meta: 90% de cada um dos grupos prioritários. 

Agora falando de Regional (16° CRS):
Total trabalhadores saúde (estimativa) = 9.698 pessoas
Total idosos (estimativa) = 73.714 pessoas 
Estimativa população 1° etapa = 83.412 pessoas

Nesta 1° remessa, foram recebidas e distribuídas pela 16° CRS: 16.630 doses (cerca de 20% do previsto para a primeira etapa da Campanha).
Contraindicações: crianças menores de 6 meses de idade, e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.

Complementando: as vacinas covid poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas na população a partir de 12 anos de idade, ou seja, a partir dessa idade (12 anos), poderão administrar influenza e covid na mesma oportunidade!

 

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Vacinação infantil

Tendo em vista que neste momento as crianças estão sendo vacinadas contra a Covid-19, a recomendação é que a dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina contra a Covid-19 neste público. “Os pais devem dar prioridade para vacinar seus filhos primeiro contra o coronavírus. A dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo podem ser aplicadas simultaneamente 15 dias depois”, explica a gerente de imunização.

Para os adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, não há necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias. As vacinas contra a Covid-19, contra a gripe ou demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo.

Proteção contra o sarampo

O Ministério da Saúde reforça também a importância da vacinação contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news