Previsão do Tempo

Previsão do Tempo para Progresso e região

Previsão do Tempo

Publicado em 27/7/2021 às 10h20

 

Previsão do Tempo para Progresso e região

Segue a previsão do tempo para os próximos dias. Amanhã quarta-feira haverá condição para precipitações invernais (os mais variados tipos de neve) nos pontos de maior altitude da região. Depois uma jornada longa de temperaturas negativas e muita geada.

 

Uma poderosa massa de ar frio de origem polar traz temperaturas muito baixas, possibilidade de neve e geadas amplas no centro-sul brasileiro. 

Ao longo desta terça-feira (27/07), o ingresso de um intenso anticiclone polar no continente e a presença de um ciclone extratropical, em alto mar, a leste da Argentina favorece o transporte de ar bastante gelado para o Sul do Brasil. Na manhã de hoje, algumas cidades do Sul do RS tinham valores entre 2°C e 3°C com bastante vento. Houve registros e relato de precipitação invernal em alguns pontos, como Canguçu, Pelotas e São Lourenço do Sul. O dia deve ser gelado no RS, com maior presença de nebulosidade na metade Norte gaúcha e com aberturas de sol na metade Sul.

Na quarta-feira (28/07), às áreas de instabilidade associadas a frente fria se afastam do Sul do Brasil e o anticiclone polar se aproxima mais da região intensificando o frio. O dia começa com temperaturas negativas em várias regiões do Sul. Além da temperatura negativa, a presença do vento favorece a condição para congelamento em algumas áreas, sobretudo na Serra do Sudeste, Serra Gaúcha, Planalto Médio, Alto Uruguai, Campos de Cima da Serra, Planalto sul catarinense, Meio Oeste e Sul do PR. Devido ao menor teor de umidade, temperatura negativa e vento, não se descarta o risco de geada negra nestas áreas. 

Neve e precipitações invernais

A partir do final da manhã de quarta-feira, a propagação de um cavado (área alongada de baixa pressão) pelo RS entre os níveis baixos e médios da atmosfera favorece aumento de nebulosidade e condição para precipitação. Inicialmente, no Sul do RS (sudeste, Serra do Sudeste e partes altas da Campanha) e posteriormente avançando para as demais regiões do Centro, Leste, Nordeste (Serra Gaúcha e Aparados da Serra) e Norte (Planalto Médio e Alto Uruguai) do estado gaúcho. Como a temperatura em superfície e o perfil da atmosfera desde os baixos até os altos níveis estarão com temperaturas muito baixas, há possibilidade de neve ou precipitação invernal (pelotas de gelo ou chuva misturada com neve) em várias localidades destas regiões. Inclusive, em cidades ao nível do mar, como Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Pedro Osório e cidades próximas. Mesmo na Grande Porto Alegre, o fenômeno não pode ser descartado totalmente.

Geadas generalizadas

Na madrugada e amanhecer de quinta-feira (29/07), as perturbações atmosféricas que estarão se propagando pelo Sul do Brasil deve favorecer presença de muitas nuvens sobre o Norte e Nordeste do RS, Planalto Sul e Meio Oeste de SC e Centro-Sul do PR, o que por um lado frustra a formação da geada comum, por outro favorece queda de neve ou precipitação invernal em alguns pontos. Mesmo que a geada comum seja frustrada, há risco para geada com vento ou mesmo geada negra em alguns lugares, especialmente nos pontos mais frios destas áreas. Falando em geada negra e geada com vento, há condição para ocorrência do fenômeno também em áreas Serra do Sudeste e Planalto Médio no RS e não dá para se descartar até mesmo em áreas mais elevadas do Centro, Leste e Oeste do PR. Nas demais regiões do Sul do Brasil, há condição para formação de geada comum (geada branca) nos locais que não tiverem nebulosidade ou vento, sobretudo em regiões de baixadas.

Já na sexta-feira (30/07), há condição para formação de geada branca em quase todo Sul do Brasil, incluindo em alguns pontos dos litorais. Em grandes baixadas do Planalto Sul e Meio Oeste de SC, a temperatura pode alcançar valores entre -10/-12°C, nas grandes baixadas dos Aparados da Serra gaúcha, da Serra do Sudeste e da Serra do Botucaraí, no RS, pode fazer entre -7/-10°C, de igual forma nas grandes baixadas do Sul do PR. Há condição para temperaturas negativas em várias regiões, mesmo em locais de menor altitude.

Portanto, não se espera temperaturas de -10°C em todo Sul do Brasil, mas apenas nos pontos mais frios. Não se espera congelamento em todos os lugares, apenas em algumas áreas. Nem muito menos se espera nevascas devastadoras ou temperaturas de -25°C. No máximo sensação térmica próximo dos -20°C e restrito aos pontos mais elevados da Serra de SC. Também não será a massa de ar frio mais forte que se tem notícia no Brasil. Contudo, é uma massa de ar frio bastante intensa e que pode trazer alguns impactos a sociedade, como riscos à agricultura, à animais e pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

 

Chuva de granizo atinge municípios do norte do RS e causa estragos 

A chuva que atingiu algumas regiões do Rio Grande do Sul na madrugada desta terça (27) foi marcada também pela presença de granizo. Os registros ocorreram nos municípios da região norte do Estado.

Em Getúlio Vargas, a chuva de granizo atingiu a cidade, entre a meia-noite e 1h, causando estragos em casas e cobrindo veículos. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 300 casas ficaram danificadas. A corporação, em apoio à Defesa Civil, já distribuiu mais de 13 mil metros de lona para as famílias atingidas. 

No município de Guabiju, também no norte do RS, o temporal acompanhado de granizo danificou casas e cobriu gramados de branco. As pedras variaram de pequenas a grandes, mostram fotos feitas pelos moradores da pequena cidade de pouco mais de 1,5 mil habitantes. 

Segundo institutos, a queda de granizo se deve à atuação da frente fria, que ajudou na formação de nuvens carregadas. Além disso, o seu deslocamento lento ajudou também na maior quantidade de granizo. 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news