Previsão do Tempo

Previsão de pancadas de chuva e precipitações invernais

Previsão do Tempo

Publicado em 23/7/2021 às 22h40

 

Previsão de pancadas de chuva e precipitações invernais com novos pulsos de ar polar

Após dias de muito frio em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, a massa de ar frio perdeu intensidade e se afastou do território brasileiro. O ar extremamente seco em algumas regiões ainda contribuiu para um maior resfriamento por perda radiativa em alguns locais.

No final de semana, essa condição ainda deve persistir, com temperaturas amenas para a época entre as noites e madrugadas e durante a tarde faz calor em várias regiões, com marcas entre 25°C e 30°C, pontualmente acima. Os mapas mostram as anomalias de temperatura e as temperaturas previstas para parte do Brasil entre a noite desta sexta-feira e a próxima segunda-feira. 


As condições do tempo, entretanto, já começam a mudar a partir do final deste sábado no Uruguai e no domingo em áreas da Metade Sul do RS. A formação de uma frente fria deve favorecer a ocorrência de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas nessas regiões e não se afasta o risco para temporais isolados. O aprofundamento de um Ciclone Extratropical em alto mar no Oceano Atlântico deve impulsionar o avanço da frente fria e levar a chuva com condição para temporais isolados a todas as regiões do Sul do Brasil entre a próxima segunda e terça-feira.

 

O padrão sinótico estabelecido durante esse período deve favorecer a incursão de pelo menos dois novos pulsos de ar polar da Antártida para a América do Sul. O primeiro deles, que avançaria pelo interior da Argentina e Uruguai e alcançaria o Sul do Brasil na terça-feira, já traria intenso declínio de temperaturas nos dias posteriores.


A intensidade dessa onda de frio ainda é um tanto incerta. Na análise criteriosa feita pela Sigma Meteorologia, espera-se um ar polar que se assemelha aos mais fortes já presenciados nos últimos anos e o mais forte deste ano, mas ainda é cedo para dizer se será um evento histórico de frio.

Pelos últimos dados analisados pelos nossos Meteorologistas na tarde desta sexta-feira (23), e que serão atualizados nos próximos dias, há condição favorável para a ocorrência de precipitações invernais (graupel, neve granular e em flocos, entre outras) entre quarta e quinta-feira em áreas do Uruguai e do Sul do Brasil e posteriormente, para temperaturas abaixo de zero com formação de geada forte em muitas áreas. Até mesmo a geada negra, a mais nociva para as plantas e algumas culturas agrícolas, não poderia ser descartada.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news