Publicado em 11/6/2022 às 23h55
Advecção de ar polar deve trazer geada negra, e temperaturas congelantes nas próximas 3 madrugadas
A advecção de uma massa de ar de origem polar, na retaguarda de uma frente fria que praticamente não provocou chuva na região nesta sexta-feira (10), proporciona queda de temperatura muito acentuada na região, e a proximidade de um ciclone na costa gaúcha, deixa o tempo bastante ventoso, proporcionando sensação térmica abaixo de 0ºC de forma generalizada na região de Progresso.
O sábado (11) começa com céu aberto, sem nuvens e com temperaturas negativas, ou próximas de 0ºC, o vento ainda presente, dificulta a formação de geada nos pontos mais desprotegidos, mas existe a possibilidade de formação em locais mais protegidos, como baixadas e vales. Já nos pontos mais desprotegidos, a geada deve ser invisível, mas com potencial de congelamento do interior das plantas, provocando perdas em culturas não adaptadas às temperaturas mais baixas. Ao longo do dia as rajadas de vento ganham força, e a sensação de frio permanece por todo o dia.
No domingo (12) o tempo continua bastante aberto sem nuvens, mas as temperaturas pouco mudam do dia anterior, permanecem negativas ou próximas de zero no início do dia, e o vento que mantém presença, proporciona situação muito semelhante ao dia anterior, podendo até mesmo ser possível a formação de geada negra novamente nos pontos mais altos, que estão mais suscetíveis às rajadas de vento, lembrando que a geada negra não aparece, mas provoca a morte das plantas assim como a branca, inclusive até mesmo de forma mais intensa e profunda, já que a seiva da planta é congelada.
Já na segunda-feira (13) o ciclone se afasta e o vento praticamente não existe. As temperaturas continuam bastante baixas, ao redor de 0ºC e em decorrência da ausência de ventos, a geada pode aparecer na forma visível, mais generalizada, e de forma mais intensa nas áreas de baixada, onde deve ocorrer o acúmulo de ar frio, e por consequência, temperaturas mais baixas. Ao longo do dia o sol também aparece, mas o céu já não deve ser limpo como no dia anterior, em alguns momentos o tempo pode até ser nublado.
A manutenção dessa massa de ar frio continua deixando o tempo firme, sem perspectiva de chuva e a terça-feira (14) deve ser marcada por sol variando entre nuvens e temperaturas mais baixas pela manhã, e subindo gradativamente durante a tarde. O alerta da terça-feira é de formação de nevoeiro densos em alguns pontos, que diminuem a visibilidade e deixam em atenção os motoristas que forem pegar a estrada.
Sigma Meteorologia
Parceria - é da Agrocomercial Progresso na rua Coronel Mello no Centro da cidade