Prefeitura de Progresso

Novo Decreto do Município ajustado com o Decreto Estadual

Prefeitura de Progresso

Publicado em 23/02/2021 às 14h55min

 

Diante do agravamento do cenário da Pandemia do Novo Coronavírus e considerando determinações do Governo do Estado do RS, que permitiu que os Municípios permaneçam na forma de cogestão, com o intuito de conter a disseminação do vírus no Município passamos a adotar protocolos de Bandeira Vermelha,conforme segue:
 
 Da presente data, até o dia 1º de março de 2021:
 
1 – Farmácias, Postos de Combustíveis e supermercados podem atender, porém adotando o uso de máscara, álcool gel e controle de entrada de pessoas, de acordo com a capacidade do estabelecimento;
2 – Restaurantes e Lanchonetes, os serviços serão ofertados apenas por meio de tele-entrega, pegue e leve ou drive-thru;
3 – Construção civil pode atuar com 75% dos trabalhadores;
4 – Estabelecimentos bancários permanecem com atendimento presencial restrito, com no máximo 50% dos trabalhadores;
5 – Transporte de passageiros passa a operar com apenas 50% dos assentos da janela disponíveis;
6 – Hotéis podem operar com 40% dos quartos disponíveis;
4 – As indústrias podem atuar com 75% dos trabalhadores;
5 – Os comércios e serviços considerados não essenciais podem abrir, porém, devem obedecer a capacidade do estabelecimento e também adotar medidas rígidas de proteção, como uso de álcool gel, máscara e controle de entrada de pessoas. 
 
FICAM FECHADOS:
 
1 – Ficam fechadas todas as atividades relacionadas à arte, cultura e lazer, incluindo academias de ginástica, bares, campings, clubes
sociais e esportivos. Assim ficam suspensas atividades esportivas, como jogos de bocha e futebol, tiro de laço em todas as modalidades, carreiramento e outros que tenha o contato físico de pessoas.
2 – Ficam fechadas as bibliotecas e suspensas oficinas, atividades culturais, danças e similares;
3 – Serviços de higiene pessoal (cabeleireiro e barbeiro) não podem abrir;
4 – Serviços religiosos em templos, igrejas e similares ficam fechados, não podendo receber público de fiéis.
Fica terminantemente proibido a realização de festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações de pessoas em qualquer ponto do Município.
Pedimos encarecidamente que, ao sair de suas casas, todos os cidadãos utilizem máscara e álcool gel em todas as
circunstâncias.
Durante o horário compreendido entre as 20h da noite e 5h da manhã todos os estabelecimentos deverão permanecer fechados. 
 
 
 
 
DECRETO Nº 2272.09, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021.
 
Recepciona, no âmbito do Município de Progresso, as disposições dos Decretos Estaduais nº 55.764/2021, 55.767/2021, 55.768/2021 e 55.769/2021, que determina medidas excepcionais para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus, adere à alteração do Plano Estrutural de Prevenção e Enfrentamento à Epidemia do Novo Coronavírus – Regiões de Saúde R29 e R30, institui o Plano Municipal de Fiscalização de Cumprimento de restrições Setoriais - Sistema de Distanciamento Controlado, nos termos do Decreto Estadual nº 55.240/2020, e dá outras providências.
 
 
O PREFEITO MUNICIPAL DE PROGRESSO/RS, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, e:
 
CONSIDERANDO o Decreto Estadual nº 55.240, de 10 de maio de 2020, que reiterou a declaração do Estado de Calamidade em todo o território do estado do Rio Grande do Sul;
 
CONSIDERANDO o nível de ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo nos Hospitais do Vale do Taquari, bem como a classificação como BANDEIRA PRETA com cogestão, para a semana de 23 de fevereiro à 01 de março de 2021, necessidade de observação das regras gerais e dos protocolos estabelecidos em tal regramento;
 
CONSIDERANDO a Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari – AMVAT, que alterou o Plano Estrutural de Prevenção e Enfrentamento à Epidemia do Novo Coronavírus – Regiões de Saúde R29 e R30, especificamente para as restrições aplicáveis para setores da economia quando ocorrer a classificação de BANDEIRA PRETA;
 
CONSIDERANDO as disposições dos Decretos Estaduais nº 55.764/2021, 55.767/2021, 55.768/2021 e 55.769/2021; 
 
CONSIDERANDO a necessidade de conter a propagação de infecção e transmissão local e preservar a saúde da população municipal, DECRETA:
 
Capítulo I
 
DAS REGRAS GERAIS
 
Art. 1º Fica determinada a aplicação no Município de Progresso/RS das medidas sanitárias segmentadas definidas nos Protocolos constantes no Sistema de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul, que trata o art. 19 do Decreto Estadual nº 55.240, de 10 de maio de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Controlado no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, bem como a classificação como BANDEIRA PRETA com cogestão para a semana de 23 de fevereiro à 01 de março de 2021, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19).
 
Art. 2º – Fica recepcionada a alteração do Plano Estrutural de Prevenção e Enfrentamento à Epidemia do Novo Coronavírus – Regiões de Saúde R29 e R30, aprovada em Assembleia da AMVAT no dia 20 de fevereiro de 2021, com efeitos à partir da homologação da alteração pelo Estado do Rio Grande do Sul.
 
Capítulo II
 
DAS MEDIDAS EXCEPCIONAIS
 
Art. 3º – Ficam recepcionadas medidas excepcionais no âmbito do Município de Progresso/RS, em cumprimento aos Decretos Estaduais nº 55.764, de 20 de fevereiro de 2020 e 55.769, de 22 de fevereiro de 2021, nos seguintes termos:
 
I – Fica vedado enquanto perdurar a determinação de restrição pelo Estado do Rio Grande do Sul:
 
a) a abertura para atendimento ao público, bem como de permanência de clientes nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera de todo e qualquer estabelecimento, durante o horário compreendido entre as 20h e as 5h;
 
b) realização de festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações de pessoas nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera, bem como nas faixas de areia das praias, calçadas, portarias e entradas dos prédios e estabelecimentos, públicos ou privados, durante o horário compreendido entre as 20h e as 5h.
 
§ 1º Não se aplica o disposto no inciso I deste artigo aos seguintes estabelecimentos:
I - farmácias, hospitais e clínicas médicas;
II - serviços funerários;
III - serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro;
IV - assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
V - que realizem atendimento exclusivamente na modalidade de tele-entrega;
VI - postos de combustíveis, vedada, em qualquer caso, a aglomeração de pessoas nos espaços de circulação e nas suas dependências;
VII - os dedicados à alimentação e à hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, especialmente os situados em estradas e rodovias, inclusive em zonas urbanas; e
VIII - hotéis e similares;
X - órgãos públicos prestadores de serviços essenciais;
XI - concessionários prestadores de serviços públicos essenciais. 
 
§2º - A vedação de permanência de clientes nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera se opera em todo e qualquer estabelecimento, durante o horário compreendido entre as 20h e as 5h, ressalvados os supermercados, que poderão concluir o atendimento dos consumidores que tenham ingressado até as 20h, desde que não ultrapasse as 21h. 
Capítulo III
 
DA EDUCAÇÃO
 
 Art. 4º Fica recepcionada a alteração estabelecida pelo Decreto Estadual nº 55.767, de 22 de fevereiro de 2021, nos Protocolos constantes no Sistema de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul, Decreto Estadual nº 55.240, de 10 de maio de 2020 e Decreto Estadual 55.465, de 05 de setembro de 2020, com fins a permitir atividade presencial para educação infantil, primeiro e segundo anos do ensino fundamental, que poderão contar com atividades presenciais, independentemente de cor de bandeira, conforme protocolos segmentados específicos. 
 
Capítulo IV
 
DA FISCALIZAÇÃO
 
Art. 5º Em cumprimento ao Decreto Estadual nº 55.768, de 22 de fevereiro de 2021, o Município de Progresso/RS se compromete a exercer a fiscalização dos diversos segmentos da economia, com aplicação das restrições previstas pelo Sistema de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul, Decreto Estadual nº 55.240, de 10 de maio de 2020, com alterações posteriores.
 
Parágrafo único – As secretarias municipais deverão, em suas respectivas áreas de atuação, apresentar ao Gabinete do Prefeito no prazo de 48 horas da publicação deste decreto, plano segmentado para fiscalização do cumprimento das restrições impostas pela classificação de bandeiras, nos termos do Sistema de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul, Decreto Estadual nº 55.240, de 10 de maio de 2020, com alterações posteriores.
 
Capítulo V
 
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
 
Art. 6º As normas previstas neste instrumento poderão ser alteradas, conforme normas estabelecidas pelo Estado do Rio Grande do Sul.
 
Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.
 
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE PROGRESSO-RS,   
Em 23 de fevereiro de 2021.
 
 
PAULO GILBERTO SCHMITT
Prefeito Municipal 
REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE
 
 
JAIME AFONSO KIPPER
Secretário de Administração e Planejamento
Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news