Prefeitura de Progresso

Ações da Administração Municipal de Progresso

Prefeitura de Progresso

Publicado em 24/06/2021 às 11h05

 

ADMINISTRAÇÃO DÁ O PONTAPÉ INICIAL AO PROJETO "ÁRVORES DA SOLIDARIEDADE"
 
Na manhã desta terça-feira (22) o prefeito municipal, Paulo Gilberto Schmitt, secretária de assistência Social e Cidadania, Veridiana Giongo Manini, secretário da Agricultura e Gestão Ambiental, Ronaldo Paloschi, coordenadora do CRAS, Taciana Henicka, extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Simone T. Kotz Wobeto e Roseli Guzzon e funcionária da Assistência Social, Rubiani Reginatto, estiveram reunidos para o plantio de uma muda de árvore (Ipê Amarelo) no pátio do CRAS para marcar o início do Projeto "Árvores da Solidariedade", que atenderá 20 famílias dos grupos de usuários do Bolsa Família e PAIF (Proteção e Atenção Integral à Família) executados pelo CRAS.
 
A ação consiste no plantio e cultivo de qualquer muda ou semente de árvores frutíferas, flores, temperos ou chás num local disponível nas casas ou propriedades das famílias contempladas.
 
As atividades deste projeto irão ocorrer durante os meses de de junho, em que se comemora o dia do Meio Ambiente, julho, o dia do Colono e Motorista, finalizando no mês de setembro, quando se comemora o dia da árvore e o mês da valorização da vida. Os profissionais responsáveis pelo projeto ficarão encarregados de orientar os usuários na realização da ação “Árvores da Solidariedade” conforme a realidade de cada família.
 
A coordenadora do CRAS, Taciana Henicka, lembra que a ideia do projeto se deve ao momento de isolamento social que as famílias estão vivendo. "Devemos pensar em ações públicas em defesa do meio ambiente e que gerem consciência coletiva da necessidade de deixar para futuras gerações condições de vida com qualidade e gerar uma reflexão sobre comportamentos e costumes que sobrecarregam o ecossistema", explica Taciana.
 
"Também devemos pensar em programas que contribuam e envolvam a população em vulnerabilidade social", acrescenta a secretária de Assistência Social e Cidadania, Veridiana Giongo Manini.
 
A extensionista da Emater/RS-Ascar, Simone T. Kotz Wobeto, lembra que  o projeto vai ao encontro da ação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que estabelece 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais e pretende conscientizar sobre os benefícios nutricionais, incentivar a produção desses alimentos e combater o desperdício.
 
O chefe do Executivo, Paulo Gilberto Schmitt, elogiou o Projeto desenvolvido pela equipe e disse que iniciativas que promovam e melhorem a qualidade de vida da população progressense serão apoiadas e incentivadas pela Administração Municipal.
 
PROGRESSO IRÁ IMPLANTAR COLETA SELETIVA DE LIXO
 
Na sexta-feira (18) o Executivo Municipal reuniu-se com secretariado e representantes da Emater-RS/Ascar e da empresa responsável pela coleta de lixo em uma reunião para discutir sobre a coleta seletiva na zona urbana. Este novo formato de recolhimento prevê a separação do lixo em orgânico (compostável) e reciclável (seco), além do rejeito. A medida visa reduzir a quantidade de lixo produzido, incentivar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais e auxiliar na preservação dos recursos naturais.
 
O início da coleta seletiva está previsto para o dia 3 de agosto com o recolhimento do lixo reciclável (seco) às terças-feiras. O material reciclável deverá ser colocado em sacos separados e depositado nos locais indicados apenas nos dias e horários de coleta. Às segundas, quartas e sextas-feiras continua o recolhimento do rejeito (não reciclável).
 
Durante os próximos dias, campanhas educativas e de conscientização sobre a implementação do programa para o tratamento adequado e correta destinação final dos resíduos sólidos serão realizadas pelo governo municipal.
 
O prefeito Paulo Gilberto Schmitt, ressalta que o objetivo da coleta seletiva é a conscientização da comunidade, evidenciando o compromisso de cada cidadão e da municipalidade com a preservação do meio ambiente e com o correto tratamento e destinação final de resíduos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.
 

 

PREFEITO E SECRETÁRIA VISITAM PRÉ-ESCOLA EM CAMPO BRANCO E ANUNCIAM TRATATIVAS PARA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO
 
O Prefeito Paulo Gilberto Schmitt, juntamente com a secretária de Educação e Cultura, Simone Berté, estiveram em visita à pré-escola em Campo Branco, que teve as atividades presenciais iniciadas na semana passada. Após convênio firmado com o Governo Estadual, as Escolas Estaduais de Campo Branco e de Xaxim abrigarão pré-escolas que irão colaborar com a educação infantil no município, atendendo crianças de 4 a 6 anos.
 
De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Turismo, Indústria, Comércio e Desporto, Simone Berté, o Governo Municipal também defende a criação de uma turma do maternal para a comunidade de Campo Branco com o intuito de auxiliar as mães que trabalham nas empresas que a comunidade abriga. Para tanto, a Administração Municipal está em tratativas com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação para alteração de mantença, a fim de assumir a Escola Estadual de Campo Branco e, assim, poder investir mais na comunidade.
 
Além disso, a secretária anunciou a formação da escolinha de futebol na comunidade de Campo Branco, que ainda aguarda liberação para início das atividades. Dessa forma, os alunos, que antes se deslocavam até a sede do município, poderão ser atendidos na própria comunidade.
 
Durante a visita, o prefeito Paulo Gilberto Schmitt, ressaltou o serviço que as pré-escolas prestam e a relevância que têm para a educação infantil do município e o trabalho do governo municipal em apoio à qualidade do ensino municipal.
 
 
Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news