PREFEITO FAZ ALERTA À POPULAÇÃO APÓS MUNICÍPIO REGISTRAR 16 CASOS POSITIVOS EM UM ÚNICO DIA
Nesta quarta-feira, 02 de junho, o município registrou 16 casos positivos para Covid-19 em 24 horas, ficando em alerta a situação do município, sendo que já vinha apresentando números crescentes nos últimos dias, hoje o total é de ( 67 casos ativos). Com isso o Prefeito Paulo Gilberto Schmitt fez um alerta à população no que tange aos cuidados pessoais durante a pandemia. “Uma vez que flexibilizamos as medidas restritivas, ficamos mais expostos, porém é responsabilidade de todos manter e reforçar todos os cuidados de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos, evitar aglomerações, não compartilhar objetos de uso pessoal e o cumprimento do distanciamento social", alerta.
"Também iremos aumentar a fiscalização como forma de proteger a população, para que os riscos de contaminação sejam minimizados", acrescenta. O prefeito comentou que não há qualquer previsão de lockdown, mas lembrou que, caso o Governo Estadual mude as determinações, estas deverão ser seguidas. “Peço à população comprometimento adotando as medidas de prevenção ao coronavírus para enfrentarmos a pandemia", enfatiza.
Segundo o último Boletim Informativo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde ao final da tarde de quarta-feira (02/06), 16 novos casos foram confirmados e mais 6 foram registrados na terça-feira (1º/06). Com isso, o município chega à marca de 535 casos registrados, sendo 67 ativos e 9 óbitos.
Também foram divulgados dados atualizados sobre a aplicação das vacinas contra a Covid-19. Até o momento, 2.993 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas aos grupos prioritários. 1.986 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 32,1% da população, e 1007 pessoas já estão imunizadas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, um percentual de 16,05% da população.
Devido a esse novo expressivo aumento do número de casos confirmados da doença, os profissionais de saúde do município pedem o apoio e o comprometimento da população para a manutenção e para a intensificação dos cuidados indicados pelos órgãos de saúde de todas as esferas, pois cuidar nunca é demais.
De acordo com o secretário de saúde, Rui Roberto Tedeschi, esses novos casos apresentam um maior risco à população. " É um vírus muito mais agressivo, que causa mais sintomas e que deixa o indivíduo doente por mais tempo", ressalta.
Tendo em vista o cenário com novos aumentos de casos no município e região, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), em reunião virtual com prefeitos da região na última sexta-feira (28/05), decidiu por manter a decisão em que orienta a suspensão das competições e atividades esportivas coletivas, eventos infantis, sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares, como forma de conter a propagação e transmissão local do vírus e preservar a saúde da população até uma nova avaliação sobre o cenário epidemiológico ser feita, quando poderão ser adotados novos critérios de regramento das atividades.
FISIOTERAPIA E DIETA ADEQUADA SÃO RECURSOS PARA COMBATER AS SEQUELAS PÓS COVID-19
Pacientes que receberam alta da Covid-19 podem apresentar sintomas após longos períodos, o que exige cuidados para uma reabilitação completa. Com o objetivo de ajudar na recuperação, as profissionais de saúde do UBS da sede, Joseani Dartora (Fisioterapeuta) e Gabriela Zerbielli (Nutricionista), estiveram reunidas para organizar e planejar as ações a serem desenvolvidas para os pacientes do pós Covid-19 (aqueles que estiveram ou estão em recuperação da doença após o isolamento).
Após o levantamento do número de pacientes que foram acometidos pela doença, ficou estabelecido que ocorrerá a marcação individualizada dessas pessoas (mediante agendamento telefônico) para atendimento no posto de saúde da sede do município. Os atendimentos serão específicos conforme a necessidade de cada um.
Os atendimentos fisioterapêuticos serão exclusivos à parte respiratória e motora daqueles que tiveram diminuição/redução de suas capacidades pela doença. Já em relação aos atendimentos pela profissional de nutrição, serão abordados temas como alimentação pós Covid-19, perda de apetite, peso e alteração do paladar. Ainda, será esclarecido aos pacientes quais alimentos podem ajudá-los no aumento de sua imunidade e como se manterem saudáveis.
PROJETO "ÁRVORES DA SOLIDARIEDADE" ENVOLVE FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DOS PROGRAMAS SOCIAIS
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, CRAS, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental e Emater/RS-Ascar reuniram-se na manhã da terça-feira (1º/06) para discutir o projeto "Árvores da Solidariedade", que atenderá 20 famílias dos grupos de usuários do Bolsa Família e PAIF (Proteção e Atenção Integral à Família) executados pelo CRAS.
A ação consiste no plantio e cultivo de qualquer muda ou semente de árvores frutíferas, flores, temperos ou chás num local disponível em suas casas ou propriedades. As atividades deste projeto irão ocorrer durante os meses de de junho, em que se comemora o dia do Meio Ambiente, julho, o dia do Colono e Motorista, finalizando no mês de setembro, quando se comemora o dia da árvore e o mês da valorização da vida.
Os profissionais responsáveis pelo projeto ficarão encarregados de orientar os usuários na realização da ação “Árvores da Solidariedade” conforme a realidade de cada família. O início das atividades será no dia 22 de junho, quando a equipe do Centro de Referência de Assistência Social fará o plantio de uma árvore frutífera no pátio do CRAS.
A coordenadora do CRAS, Taciana Henicka, comenta que a ideia do projeto se deve ao momento de isolamento social que as famílias estão vivendo e à estiagem que também tem prejudicado diversos setores da economia, tendo uma significativa redução da produtividade. "Devido ao momento que as famílias estão vivendo, devemos pensar em ações públicas em defesa do meio ambiente que gerem consciência coletiva da necessidade de deixar para futuras gerações condições de vida com qualidade e gerar uma reflexão sobre comportamentos e costumes que sobrecarregam o ecossistema", explica Taciana.
A extensionista da Emater/RS-Ascar, Simone T. Kotz Wobeto, lembra que o projeto vai ao encontro da ação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que estabelece 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais e pretende conscientizar sobre os benefícios nutricionais e combater o desperdício. "Estamos fazendo nossa parte de incentivo à produção, além da promoção de estilos de vida equilibrados, saudáveis e sustentáveis", destaca.