Publicado em 18/03/2022 às 00h10
Famurs realiza reunião com pauta principal à estiagem no RS
A FAMURS realizou nesta quinta feira (17), reunião que teve como pauta principal a estiagem, que assola grande parte do Estado do Rio Grande do Sul.
O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, convocou os 497 prefeitos (as) do Rio Grande do Sul para a construção de um debate que visa buscar soluções rápidas para os municípios atingidos pela estiagem.
Essa foi uma das maiores reuniões promovidas pela Famurs, onde mais de 350 prefeitos (as) estiveram presentes.
Temas como zoneamento agrícola, dívidas da agricultura, liberação de recursos, linhas de créditos, licenciamento ambiental e detalhes do Avançar na Agricultura foram debatidos.
Conforme a área técnica de agricultura da Famurs, diversos municípios relataram à Famurs, através de sua área técnica, perdas agropecuárias no milho, como na evolução do desenvolvimento da soja, também no fumo, hortaliças, bem como redução na produtividade da bacia leiteira.
O prefeito de Pouso Novo, Moacir Severgnini, enfatiza sua preocupação com produtores e agricultores do município. “Hoje a estiagem é uma de nossas maiores preocupações. Estamos buscando formas de auxiliar a todos, visando fornecer apoio aos produtores nesse momento. Ações que visam amenizar a situação estão sendo minusciosamente estudadas", frisa.