Dia do Churrasco e do Chimarrão: saiba como surgiu a data
Comemoração instituída em 2003 homenageia alguns dos principais costumes da cultura do estado
Foi a lei estadual 11.929, de 2003, que definiu o dia 24 de abril como o Dia do Churrasco e do Chimarrão. Com a legislação, o churrasco à moda gaúcha virou, oficialmente, o "prato típico" do Rio Grande do Sul, enquanto o chimarrão se tornou a "bebida símbolo".
Segundo a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, considerada a maior entidade do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro, a data foi escolhida como forma de homenagear o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, o 35 CTG. A instituição foi fundada em 24 de abril de 1948, em Porto Alegre, por estudantes do Colégio Júlio Castilhos, o Julinho. O primeiro CTG ganhou seu nome como lembrança do ano em que começou a Guerra dos Farrapos: 1835. Foi no 35 que o movimento tradicionalista gaúcho, conforme é conhecido hoje, surgiu.
A simbologia do churrasco e do chimarrão
Falar do jeito perfeito de fazer churrasco ou chimarrão é um assunto delicado no Rio Grande do Sul. Diferentes "receitas" ganharam popularidade ao longo dos anos, sendo compartilhadas, inclusive, em eventos específicos dedicados às comidas e à bebida.
No caso do mate, o município de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, organiza a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que acontece a cada dois anos.
Com relação ao churrasco, a comemoração da Expochurrasco, festival que acontece no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, com um público de cerca de 3 mil visitantes.