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Cerimônia marcou oficialmente o início da duplicação da BR 386

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Publicado em 16/7/2021 às 14h25

 

Cerimônia marcou oficialmente o início das obras de duplicação da BR 386
 
O diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, mostrou o otimismo de autoridades com o andamento dos trabalhos para duplicação da BR-386. “Vamos com tudo para entregar as obras no prazo”, disse Camilotti. Na quinta-feira (15) uma cerimônia ocorrida em frente ao canteiro de obras da Eurovias, em Marques de Souza, serviu para formalizar o momento que vive a região.
 
A obra, considerada uma das mais esperadas pela comunidade regional, iniciou há duas semanas, pelo quilômetro 325 da rodovia. E não apenas o Vale do Taquari será beneficiado com a duplicação. “É a obra mais importante em andamento do Rio Grande do Sul”, definiu o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.
 
Com a duplicação, o escoamento da produção gaúcha pela BR-386 será facilitado. Segundo Camilotti, a CCR ViaSul tem uma “grande responsabilidade” em mãos. “Abraçamos 19 municípios, 428 quilômetros de rodovias e cerca de 35% do PIB do Estado. Com a duplicação da BR-386, vamos fortalecer a economia do Estado”, explica.
 
O atraso em quase cinco meses no início das obras, devido à trâmites burocráticos no Ibama, não desanimou Camilotti, que acredita ser possível entregar os 20,3 quilômetros duplicados de Marques de Souza a Lajeado até 2023. Mesmo com o mau tempo ontem pela manhã, que inviabilizou a visita de autoridades ao canteiro de obras, as máquinas seguiram trabalhando na rodovia.
 
Novos investimentos
 
Para Fábio Mertz, prefeito de Marques de Souza, a duplicação possibilitará ao município um desenvolvimento econômico e social inédito nos próximos anos, ficando menos dependente de Lajeado.
 
“Hoje nós carecemos de empregos e indústrias. A maior parte da nossa força de trabalho vai para Lajeado, e que bom que eles podem absorver isso. Mas, com a duplicação, com certeza novos investimentos virão, trazendo novos empregos para nossa cidade”, destaca.
 
Já para Lajeado, Caumo prevê que as obras causarão transtornos “necessários” para a população. “O tráfego vai sofrer grande interferência e nós vamos buscar vias alternativas para causar o menor transtorno possível a todos”, salienta.
 
Carro de apoio
 
Durante o evento, também foi lançado o Cali 4 Rodas, veículo disponibilizado pela concessionária para informar e solucionar questionamentos da população das cidades e moradores lindeiros à BR-386.
 
“Ele não estava previsto no contrato de concessão, mas achamos importante colocá-lo em operação. O Cali vai acompanhar o andamento das obras e servirão para tirar dúvidas da população”, explica Camilotti. Após a cerimônia, Fábio Mertz, fez uma simulação com o engenheiro responsável pelo veículo, que mostrou detalhes da duplicação.
 
 
Complemento 
 
O ato oficial para início das obras de duplicação da BR 386 entre os municípios de Marques de Souza e Lajeado foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 15, na sede da empresa Eurovias, responsável pelos trabalhos.
 
A solenidade ocorreu de forma restrita, com a presença da imprensa regional e representantes dos órgãos reguladores, como ANTT, lideranças políticas, Polícia Rodoviária Federal, representantes da empresa Eurovias e equipe da CCR ViaSul.
 
O diretor presidente da  CCR ViaSul, Fausto Camilotti, comemorou o início das obras. “O início foi atrasado em quase 6 meses devido a licença emitida pelo IBAMA, mas agora estamos preparados para correr atrás do tempo perdido”, destacou.
 
Camilotti destacou o apoio dos prefeitos na discussão da duplicação dos 20 quilômetros que serão duplicados nestes dois primeiros anos de concessão da rodovia. “A região vai passar por uma transformação, pois a BR 386 é uma via de escoamento da produção do estado”, comenta. O diretor destacou ainda que 500 pessoas já estão trabalhando na obra, mas este número deve chegar a 1200 empregos.
 
O prefeito municipal de Marques de Souza, Fábio Mertz, destacou o início das obras como uma oportunidade gigantesca para o município e munícipes se desenvolverem em Marques de Souza. “Hoje 60% da força de trabalho precisa se deslocar para outros municípios para trabalhar. Com a duplicação queremos que novas empresas venham se instalar em Marques de Souza e gerar mais empregos e renda para a cidade”, destacou
 
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destacou o início das conversas sobre a duplicação em 2017, com audiências públicas e reuniões. “Essa obra é a mais importante do Rio Grande do Sul, neste momento”, destaca o prefeito. Caumo também falou que o modelo proposto aqui deverá ser exemplo para outras duplicações, como da RS 130, por exemplo.
 
CALI
 
No lançamento, também foi apresentado o CALI - Centro de Atendimento à Comunidade Lindeira, que estará atendendo a população acerca de dúvidas e prestar informações sobre a obra. A unidade móvel estará em frente a Prefeitura Municipal de Marques de Souza, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados o atendimento será das 8h às 11h.
 
Marques de Souza
 
– Construção de novos acessos (km 310,5, km 310,6, km 315,8, km 324,8, km 325,8, km 326,8 e km 329,3);
– Construção de novos retornos (km 312,1, km 314,2, km 324,2, km 330,5 e km 337,5);
– Construção de nova passarela (km 325,8);
– Readequação de interconexão (km 317,3);
– Construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre a Várzea Marques de Souza I, II, III e IV;
– Implantação de nova iluminação na via principal.
 
Forquetinha
 
– Melhoria de acesso (km 338);
– Construção de nova passarela (km 338).
 
Lajeado
 
– Criação de novos acessos viários à Forquetinha;
– Construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre o Arroio Forquetinha;
– Construção de novas vias marginais em ambos os lados da rodovia (do km 339,3 ao km 345,8);
– Construção de novas passarelas (km 338, km 342,5, km 344,3, km 346,6 e km 347,9);
– Novas passagens inferiores e superiores (km 339,8, km 344,4 e km 345,3);
– Novo acesso no km 338;
– Nova interconexão no km 341,7;
– Readequação de interconexões no km 346,1, no km 347,1 e no km 348,9;
– Implantação de nova iluminação na via principal e marginais.
 
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