Publicado em 14/02/2022 às 17h40
Balanças para controlar excesso de peso na BR-386 devem entrar em operação em março
Em casos da confirmação de irregularidades, os fiscais da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) que atuam no PGF aplicam as sanções legais cabíveis de acordo com cada situação, podendo ser desde de uma notificação até a retenção do veículo para transbordo da carga excedente. Cada tipo de veículo tem um peso limite, e existe ainda uma tolerância de 5% do peso total 12,5% para o eixo
A técnica em regulação da ANTT, Susi Ane Suarez da Silva, explica que as balanças devem ficar prontas para uso após aferições e procedimentos necessários, que devem ser realizados pelo Inmetro. “A operação de excesso de peso é uma operação 24 horas por dia, 7 dias por semana em veículos pesados como caminhões, ônibus, reboques e semirreboques. São os veículos que vêm adentrar nessas áreas de pesagem”, detalha.
“É uma pesagem obrigatória, independente do veículo estar carregado ou não. Na balança seletiva todos os veículos pesados previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) devem adentrar nas áreas destinadas à pesagem.”
A CCR ViaSul está na fase final da construção de quatro postos gerais de fiscalização (PGFs). Dois deles ficarão BR-386 (um em Fontoura Xavier, no km 262; e outro em Triunfo, no km 407), e dois na sendo dois na BR-101 (ambos em terra de Areia, nos kms 41 e 49). Os locais devem ficar prontos e ter início de suas operações em março.
Esses postos terão dois equipamentos para pesagem dos veículos de carga. Um deles é a balança seletiva, montada em uma pista adjacente à rodovia por onde passarão todos os ônibus e caminhões em uma velocidade máxima de até 60 km/h. Em caso de excesso de peso, os veículos serão direcionados para a balança de precisão. Nela, o veículo passa por uma nova pesagem. Em caso de confirmação, o veículo é direcionado para o pátio, afim de ter a sua documentação analisada.