Geral

Acendimento da Chama Crioula marca início dos Festejos Farroupilhas

Geral

Publicado em 13/9/2021 às 22h30

 

Acendimento da Chama Crioula marca início dos Festejos Farroupilhas 

Símbolo da alma e união gaúcha, a chama crioula chegou ao Palácio Piratini na manhã desta terça-feira (14/9), oficializando o início da Semana Farroupilha em uma cerimônia marcada pela representatividade. A centelha entregue pelos cavalarianos, sentinelas da tradição desde 1947, foi recebida pelo governador Eduardo Leite e pela patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, a declamadora Liliana Cardoso.

As celebrações deste ano vão enaltecer o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi e o cinquentenário do Dia da Consciência Negra e do Movimento Nativista, temas destacados pelo governador. 

“Todos esses movimentos resgatam o sentimento de pertencimento da nossa sociedade e é importante cultivarmos, por meio de símbolos e tradições, a nossa identidade, mas também a diversidade que nos torna maiores e mais capazes. História se faz aqui hoje, quando a chama é recebida por uma mulher negra, patrona dos festejos, e pelo primeiro governador assumidamente gay. E o mundo não acabou, pelo contrário. O Rio Grande vive um momento de virada nas contas públicas e nos investimentos. E tudo isso travando bons debates, no campo das ideias, com respeito, sem nos enfrentarmos como povo”, declarou.

A chama acesa no Piratini foi composta pela centelha do CTG Setembrina dos Farrapos, em Viamão, e pelo Fogo Simbólico da Pátria, que percorreu municípios gaúchos até 7 setembro. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, explicou que a cerimônia da primeira chama, em agosto, foi diferente neste ano em razão da pandemia. “Foram acesas centelhas em 30 lugares diferentes, para evitar aglomeração em um mesmo ponto. A primeira foi em Cruz Alta, um município histórico”, observou.
 
A solenidade foi marcada pela chegada da chama ao Piratini pelas mãos de cavalarianos, que foram recepcionados pelo governador Eduardo Leite no jardim da Ala Residencial.Acendimento da chama crioula marca o início da Semana Farroupilha
 
Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho (20 de setembro) e, neste ano, têm a finalidade de homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. O tema “Caminhos de Anita” é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura no contexto da Revolução Farroupilha.
 
De 14 a 20 de setembro, a programação inclui apresentações presenciais e virtuais, por conta da pandemia, desfiles com um número reduzido de cavalarianos e diversas ações culturais, como o Concurso Literário Festejos Farroupilhas 2021 – Caminhos de Anita.
 
A tradição da chama crioula teve origem em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira, retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.
Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news