Publicado em 05/9/2021 às 18h
Cavalarianos buscam chama crioula no Cristo Protetor em Encantado
A chama crioula deste ano foi acesa na 24ª Região Tradicionalista (RT). Do Vale do Taquari, o fogo percorre as outras 29 áreas tradicionalistas nos próximos dias.
A chama foi acesa pela presidente da 24ª RT, Luce Carmen Maya, acompanhada por um grupo de mulheres. A acendimento ocorreu neste sábado, 4, após celebração da missa crioula aos pés do Cristo Protetor, em Encantado.
Cavalarianos de 32 entidades de cultura gaúcha forma até o monumento para levar tochas acesas na chama crioula às suas cidades. O evento também contou com apresentações musicais e autoridades políticas.
O acendimento da chama crioula teve início às 11h deste sábado
Comitivas de cavalarianos foram à Encantado buscar a chama crioula. Foram 32 grupos de diversos municípios, a maioria do Vale do Taquari, porém, representantes da Serra Gaúcha também se fizeram presente.
Os grupos tradicionalistas voltam em cavalgada para os municípios de origem. De acordo com a 24ª Região Tradicionalista, foram mais de 480 cavalos ao evento.
Para um dos diretores da Associação Amigos do Cristo, Rafael Fontana, a chama crioula tem um simbolismo próximo ao sentimento de união que o monumento almeja transmitir. “A chama saí de Encantado e vai a todo o Rio Grande do Sul”, afirma.