PUBLICADO EM 21/02/2025
47ª Romaria da Terra no Vale do Taquari relembra desastres climáticos do RS
Romeiros e romeiras vêm de todas as regiões do estado e até de fora dele, para firmar um compromisso de fé na cruz e na luta.
Com o tema “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com Fé, Esperança e Solidariedade”, a 47ª Romaria da Terra, no dia 4 de março (feriado de Carnaval), em Arroio do Meio, diocese de Santa Cruz do Sul, está revestida de significados associados às catástrofes socioambientais que atingiram o RS em setembro de 2023 e maio de 2024. O local, encrustado em pleno Vale do Taquari, está entre os mais castigados pelas enchentes, deslizamentos e danos estruturais, tendo tido bairros inteiros destruídos e até o centro da cidade afetado.
Programação
A programação da Romaria inicia com a acolhida às 7h no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na entrada da cidade. Haverá uma caminhada pelos bairros ribeirinhos mais atingidos pelos eventos climáticos e culmina com uma celebração na praça central de Arroio do Meio. A informação é de Luiz Antonio Pasinato, da coordenação estadual da CPT. Na caminhada serão lembrados, de alguma forma, os nomes das 283 pessoas mortas durante a tragédia. “Será uma homenagem à memória dessas pessoas e ao mesmo tempo um compromisso de reconstrução sustentável”, diz Pasinato.