Futsal voltou para casa Brasil conquista hexacampeonato na Copa do Mundo de futsal e o esporte revigora sua marca pelo Brasil.
Com uma campanha irretocável e 100% de aproveitamento, a Seleção Brasileira, sob o comando de Marquinhos Xavier, conquistou o hexacampeonato mundial depois de vencer a Argentina por 2 a 1 na Copa do Mundo, realizada no Uzbequistão.
Se você nasceu e cresceu no Brasil, não importa se estudou em uma escola pública ou privada, você teve contato com o futsal. Seja na aula de educação física, nos campeonatos interclasses ou simplesmente chutando uma bola de meia (ou papel amassado, ou de fita adesiva) no concreto dessas instituições.
O futsal (me recuso a dizer futebol de salão) consegue ser tão democrático quanto o futebol tradicional. E essa modalidade de futebol parece ser a mais bem sucedida por aqui atualmente, apesar de ter passado por anos caóticos.
No domingo (6.out.2024), o Brasil venceu a Argentina em uma final tensa no Uzbequistão para levar a 6ª taça de 10 já organizadas oficialmente pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). E essa foi a 1ª conquista sob o manto da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), agora responsável pela gestão da Seleção brasileira de futsal no lugar da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).
Além do pedido da própria Fifa para que essa gestão ficasse com a CBF, a CBFS se afundou em denúncias de corrupção e má gestão. Na época de ouro do futsal, capitaneado pela força da imagem de Falcão e Manuel Tobias, os 2 maiores jogadores de futsal de todos os tempos, a Seleção brasileira era extremamente atrativa do ponto de vista comercial. Correios, Fila, Petrobras entre outras marcas gigantes patrocinavam o esporte.
Mas, como num reflexo do que acontecia com sua prima da grama, a CBFS não utilizou os recursos em mãos para desenvolver o esporte e cuidar bem da Seleção. Esse descaso começou a ter reflexos no campeonato brasileiro de clubes, que sumiu para dar lugar a LNF (Liga Nacional de Futsal), entidade privada administrada pelas próprias franquias e clubes para atingir em cheio a seleção nacional.