Educação

Semana municipal da pessoa com deficiência de 21 a 28 /8

Educação

Publicado em 18/8/2021 às 16h55min

 

Semana municipal da pessoa com deficiência terá programação especial em Progresso
 
De 21 a 28 de agosto, o município de Progresso promoverá uma semana com programação voltada para a conscientização a respeito da Pessoa com Deficiência, seguindo o tema da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência "Novos Caminhos: Desafios para trilhar o futuro". O objetivo das ações é envolver a comunidade e ressaltar os direitos, vulnerabilidades e potencialidades das pessoas com deficiência, além de alertar sobre a importância da inclusão social.
 
Na segunda-feira, dia 23 de agosto, haverá uma roda de conversa para mães ou cuidadoras de Pessoas com Deficiência com a pediatra Luana Ferrari, no auditório da Prefeitura Municipal, com início às 8h30. Ainda durante a semana ocorrem atividades esportivas adaptadas, atividades planejadas pelas escolas com registro e divulgação, ações sociais em prol das Pessoas com Deficiência e momentos de sensibilização em setores públicos. A organização das atividades em relação à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi realizada por uma comissão envolvendo diversos profissionais e designada pelo prefeito municipal através de portaria.
 
A política municipal da pessoa com deficiência começou a ser organizada em 2009. No momento, o município está atualizando o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Alta Habilidades, Superdotação e Transtorno Global do Desenvolvimento, criado por Lei Municipal e formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
 
Além do Conselho, neste ano foi atualizado o Comitê Gestor das Políticas de Inclusão, criado por Decreto Municipal e formado por funcionários efetivos de diversas secretarias e acompanha as demandas existentes no município. Marli Zanatta é a responsável pela Política Municipal De Inclusão da Pessoa com Deficiência e professora na sala de recursos na Escola São Valentim. As Pessoas com Deficiência, além de estarem inseridas nas atividades escolares, estão incluídas nas oficinas de judô, natação, escolinha de futebol, grupos organizados pelo CRAS, seguindo todos os protocolos de prevenção exigidos pelos órgãos de saúde. Matéria Misael Kotz.
Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news