Educação

Secretaria da Educação do RS define calendário escolar de 2022

Educação

Publicado em 03/12/2021 às 13h41min

 

Governo do RS divulga calendário escolar de 2022 e prevê início das aulas em 21 de fevereiro

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quinta-feira o calendário escolar da rede pública no ano de 2022. As aulas se iniciam no dia 21 de feverereiro e irão até 16 de dezembro. O recesso escolar acontece entre os dias 25 e 31 de julho e o início do segundo semestre está marcado para o dia 1º de agosto. 

De 14 a 18 de fevereiro será realizada a Jornada Pedagógica, atividade que trará orientações para as equipes das escolas na retomada das aulas. O ano letivo será dividido em 4 bimestres. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, este formato permitirá que o planejamento e as intervenções pedagógicas tenham um melhor acompanhamento e, consequentemente, maior efetividade.

Segundo a pasta, a carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de: 800 horas para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais; 833 horas no Ensino Fundamental - Anos Finais; 1000 horas no Ensino Médio Diurno e Noturno; 1400 horas para as Escolas em Tempo Integral; e 400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.

 

Mesma informação

Secretaria da Educação do RS define calendário escolar de 2022

Em princípio, as aulas ocorrerão no modelo presencial

Conforme a portaria nº 300/2021, as aulas na rede pública estadual no ano letivo de 2022 ocorrem no modelo presencial e começam no dia 21 de fevereiro e se encerram no dia 16 de dezembro.

O recesso escolar ocorre entre os dias 25 e 31 de julho e o início do segundo semestre está marcado para o dia 1º de agosto. Já de 14 a 18 de fevereiro será realizada a Jornada Pedagógica, atividade que trará orientações para as equipes das escolas.


O ano letivo de 2022 será dividido em 4 bimestres. Este formato permitirá que o planejamento e as intervenções pedagógicas tenham um melhor acompanhamento e, consequentemente, maior efetividade.

A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:

- 800 horas para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais;

- 833 horas no Ensino Fundamental - Anos Finais;

- 1000 horas no Ensino Médio Diurno e Noturno;

- 1400 horas para as Escolas em Tempo Integral;

- 400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news