PUBLICADO EM 19/02/2025
Proerd iniciará atividades no mês de março 2025 para 2,5 mil alunos em 20 municípios
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) iniciará suas atividades no mês de março em 20 municípios do Vale do Taquari, que são de responsabilidade territorial do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM). São eles: Lajeado, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Sério, Canudos do Vale, Arroio do Meio, Capitão, Progresso, Pouso Novo, Marques de Souza, Travesseiro, Encantado, Roca Sales, Nova Brescia, Relvado, Coqueiro Baixo, Muçum, Vespasiano Correa e Doutor Ricardo.
Conforme a coordenadora do programa, major Carmine Brescovit, esta é uma das estratégias adotadas pela Brigada Militar para a prevenção da criminalidade, através da educação e conscientização.
As turmas serão divididas nos dois semestres, para atender todos os 5° anos do Ensino Fundamental dos 20 municípios. A previsão de término das atividades é o mês de novembro, com o objetivo de formar 2.546 alunos de 126 turmas das redes municipal, estadual e privada de ensino. Somente em Lajeado, serão 61 turmas e um total de 1.360 estudantes.
Para acolher os alunos, atuam 16 policiais militares com capacitação específica para a atividade de docência. Todo o conteúdo é ministrado com base na teoria sócio afetiva de ensino, buscando a participação dos alunos e a compreensão da importância dos mesmos fazerem boas escolhas (seguras, responsáveis e saudáveis).
Em agosto de 2025, o Proerd completará 27 anos de atuação no RS. Os policiais vão até as escolas durante dez semanas consecutivas em cada turma para ministrar 10 lições do Programa Proerd.
Lição 01 - introdução ao Programa
Lição 02 - informações sobre drogas e tomada de decisão responsável
Lição 03 - riscos e consequências
Lição 04 - pressão dos colegas
Lição 05 - lidando com situações de tensão
Lição 06 - bases de comunicação eficaz e não violenta
Lição 07 - comunicação não verbal
Lição 08 - bullying
Lição 09 - ajudando os outros
Lição 10 - ser um bom cidadão