Publicado em 12/8/2021 às 22h40
Notícias de Educação e Agricultura do município de Progresso
Projeto autor na escola é contemplado através do programa de incentivo à entidades da Certel
Projeto da Secretaria de Educação e Cultura de Progresso foi o primeiro projeto inscrito e o primeiro contemplado pelo Programa
Na sexta-feira (06) o diretor executivo da Certel, Ilvo Poersch, esteve no município para realizar a entrega de livros adquiridos pelo Projeto Autor na Escola da Secretaria de Educação e Cultura através do mais novo Programa Social da Certel, o Programa de Incentivo a Entidades – PIE.
Acompanhado pelo prefeito municipal, Paulo Gilberto Schmitt, pela secretária de Educação e Cultura, Simone Berté, equipe educacional e conselheiros da Certel no município, visitaram algumas das escolas municipais contempladas pelo projeto.
O diretor executivo declarou que o compromisso do programa é com a comunidade na qual a Certel está inserida. "A Certel é uma aliada de todos os nossos associados. Visamos acolher e analisar propostas de entidades que objetivam fortalecer ou desenvolver iniciativas de retorno para a sociedade, bem como entidades escolares e voltadas à Educação", comenta.
A Secretária de Educação e Cultura, Simone Berté, elogiou a iniciativa da Certel e reafirmou o compromisso com a educação de qualidade. "Em nossa gestão procuramos fazer o melhor para nossa comunidade escolar promovendo ações para uma educação de qualidade, desde a base até o ensino fundamental, para uma adequada formação do aluno, e este Projeto é uma destas ações", destaca. Também enfatizou os benefícios que o hábito da leitura traz consigo, como habilidades de interpretação de texto, ampliação da compreensão de ideias e organização de linhas de pensamento, enriquecimento do vocabulário, desenvolvimento de uma visão crítica e capacidade de argumentação, aquisição de novos conhecimentos e visões de mundo diferenciadas, são alguns dos principais ganhos citados pela secretária.
O prefeito municipal, parabenizou o esforço da Secretaria da Educação pelo projeto contemplado e a Certel pela iniciativa e parceria de anos com o município. "A importância da leitura é indiscutível quando o assunto em pauta é educação e os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e a formação de bons alunos. Incentivar os alunos a adquirir esse importante hábito para a formação intelectual, habilidades essenciais para um aprendizado de qualidade e para a formação de alunos mais engajados com os estudos, é um compromisso da nossa gestão municipal", pontuou o chefe do Executivo.
Além da aquisição de livros, o Projeto Autor na Escola proporcionará um encontro com os autores Eliandro Rocha e Antônio Schimeneck que estarão presentes durante a semana da Feira do Livro, de 13 a 18 de setembro, e visitarão em todas as escolas municipais para conversar com os alunos, incentivando o hábito da leitura. O valor contemplado pelo Programa de Incentivo da Certel é de R$14.780,00.
O Programa de Incentivo à Entidades da Certel visa auxiliar e apoiar o desenvolvimento de entidades cujos produtos e/ou serviços atendem os associados da Certel e suas famílias e contribuem positivamente para as comunidades nas quais estão inseridas. A Direção, juntamente com os Conselheiros Administrativos da Certel, aprovou o valor de R$ 500.000,00 oriundo do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), que será distribuído nas seis microrregiões da cooperativa durante os próximos 12 meses. Será beneficiado o público que está usufruindo dos serviços da entidade, bem como toda a comunidade próxima, que deseja ver suas expectativas atendidas.
PROGRESSO
Município contará com companhia de Teatro e Arte Circense
Com o objetivo de incentivar as manifestações culturais no município, a Prefeitura de Progresso, através da Secretaria de Educação e Cultura, instituiu a criação da Companhia de Comédia (oficina de teatro e arte circense) que será oferecida aos alunos pela Administração Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário no link abaixo:
https://forms.gle/bfkHvfniR23jN1KM7
A proposta da Companhia de Comédia é difundir as artes cênicas no município e valorizar os artistas locais, fortalecendo a produção artística e ações que promovem a diversidade cultural.
Em caso de dúvidas, os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria de Educação e Cultura pelo telefone (51) 3788-1344.
Fotos: integrantes da Companhia de Teatro de Soledade estiveram no município explicando sobre a atividade e divulgando as inscrições.
Programa de inclusão social e produtiva no campo é tema de reunião
Na quarta-feira (11), nas dependências da Prefeitura Municipal, aconteceu uma reunião que envolveu as secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania, Emater/RS-Ascar e agricultores do município para conhecer o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, idealizado pela cooperativa Languiru. O objetivo do encontro, que contou com a participação de representantes das entidades envolvidas e de agricultores beneficiários, foi o de apresentar as ações realizadas até então pelo projeto, salientando a evolução do trabalho e futuros encaminhamentos.
Foram abordados temas como rastreabilidade vegetal, segurança alimentar e nutricional, importância do cultivo de orgânicos, cultivo local, com qualidade e de forma sustentável. O programa visa à continuidade às pequenas propriedades rurais no campo, o que também tem ocorrido por meio do estímulo à produção de cultivos diversos como frutas, verduras e legumes, que são diretamente comercializados para os supermercados da Languiru.
A intenção é fomentar as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, estimulando os agricultores para a importância de se investir em outros cultivos, focar também na diversificação e na busca pela sucessão rural. Os agricultores interessados em participar do programa deverão entrar em contato com a Emater/RS-Ascar que irá agendar uma visita dos técnicos da Languiru para conhecer a propriedade. Matéria Misael Kotz.