Educação

Mais educação: 13ª Feira do Livro de Progresso ocorre no mês de maio

Educação

Publicado em 26/04/2022 às 18h30

 

 MAIS EDUCAÇÃO


 Já iniciou os preparativos para a 13ª Feira do Livro de Progresso, que neste ano irá ocorrer no mês de maio, através da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. 

O evento, que terá como tema "Histórias daqui, de lá e de além”, terá início no dia 16 de maio, com o Projeto “Autor na Escola”, o qual possibilitará aos alunos municipais o contato com escritores. Nos dias 16 e 17 os autores “Milene Barazzetti” e “Caio Riter” visitarão as escolas municipais para conversarem com os alunos e professores sobre a importância da leitura. Para dar mais qualidade ainda para este projeto, a Cooperativa SICREDI patrocinou o evento com a aquisição dos livros dos escritores presentes, os quais já foram disponibilizados para os alunos poderem explorá-los e se prepararem para o encontro.

No dia 19 de maio haverá uma programação voltada à educação infantil, aos anos iniciais e à comunidade em geral, incluindo espetáculos teatrais, shows da turma do Nosso Amiguinho e a presença da Livraria Kadernus, apoiadora do evento, que durante todo o dia atenderá ao público. À noite, haverá a abertura oficial do evento com a apresentação do grupo EnCantar e com a palestra “Como viver bem” com Jonas Morais.

Na sexta-feira, dia 20, a manhã será marcada por atividades envolvendo os jovens e comunidade em geral, com espetáculo teatral e a presença do escritor lajeadense Augusto Darde. À tarde, haverá oficinas de dança e de pintura. A noite da sexta-feira será marcada por apresentações culturais do Projeto Musicanto e da Invernada Artística do CTG 22 de Novembro de Progresso. 

Além disso, a mostra pedagógica das escolas municipais estará à disposição de todos os participantes da Feira, expondo os trabalhos realizados pelos alunos e professores durante o ano. As atividades dos dias 19 e 20 ocorrerão no Ginásio São Francisco. 
No dia 21 de maio, sábado, haverá contação de histórias com a escritora Cleia Haubert e pinturas de rosto durante a manhã, na Praça Central. 

A comunidade está convidada a participar de toda a programação da 13ª Feira do Livro, que incentivará o gosto pela leitura, valorizando os talentos locais.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL BALDUÍNO BAGATINI PROMOVE ATIVIDADE EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Biblioteca Municipal Balduíno Bagatini, desenvolveu, durante a semana do dia 18 a 22 de abril, contação de histórias nas escolas municipais, em referência ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. A atividade foi conduzida pela professora Rosane Zuffo Ferrari, que também conversou com os alunos sobre a importância do ato da leitura.

 

PROFESSORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE O PROGRAMA "COOPERAÇÃO NA PONTA DO LÁPIS" DA FUNDAÇÃO SICREDI.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Fundação Sicredi, proporcionou aos professores do 4º e 5º ano das escolas municipais, formações sobre o Programa de Educação Financeira "Cooperação na Ponta do Lápis".
A Educação Financeira pode ser definida como um tema contemporânea e está ligada à formação de comportamentos em relação às finanças das pessoas, ajudando-as a desenvolver a capacidade de organizar sua vida financeira.

Em 2020, o Ministério da Educação tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas. Atendendo às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Educação e Cultura de Progresso vem oportunizando formações aos professores da Rede Municipal com a finalidade de que desenvolvam a temática junto às comunidades escolares.

Dentre as inúmeras formações destaca-se a Cooperação na Ponta do Lápis, promovida pela Cooperativa Sicredi.
A referida formação teve início em 2021 e está tendo continuidade em 2022, com a participação dos professores que atendem o 4º e 5º anos. 

Destaca-se que por meio do processo de ensino-aprendizagem os alunos aprendem desde cedo sobre a importância de tomar decisões financeiras com maior autonomia e consciência, evitando assim seu endividamento e ajudando a construir uma sociedade finaceira sustentável. Considerando seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news