Educação

Escola Getúlio Vargas é contemplada com recursos e maquinários

Educação

Publicado em 06/04/2021 às 16h

 

Escola Getúlio Vargas é contemplada com recursos e maquinários
Fontoura Xavier

A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas de Fontoura Xavier recebeu recursos e equipamentos para melhorar e ampliar a qualidade do ensino técnico agrícola oferecido pelo educandário.

Com um total de R$ 856.055,82, os recursos são oriundos da emenda parlamentar da Bancada Gaúcha do Congresso Nacional, coordenada pelo deputado Federal Giovani Cherini, além do deputado Marcon, Marlon Santos, Maurício Dsiedrick, Nere Crispim, Pompeo de Mattos e do senador Luis Carlos Heinze.

Conforme o Deputado Giovani Cherini que é, também, técnico agrícola e coordenador da Frente Parlamentar do Ensino Técnico, a destinação desse recurso é histórica e tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino técnico agrícola. "Como ex-aluno de escola agrícola sei das dificuldades que são enfrentadas pelas instituições. Agradeço aos demais parlamentares por terem compreendido a importância dessa emenda parlamentar", afirmou o deputado.

Com o valor recebido, a escola vai adquirir: 11 aparelhos de ar condicionado, três aquecedores para aves, dois baldes de aço para apicultura, uma batedeira planetária, uma camionete cabine dupla 4x4, 10 carrinhos de mão, uma centrífuga, seis estufas agrícolas, quatro fogões industriais, dois freezers, 20 gaiolas para coelhos, um guincho hidráulico, sete impressoras, dois kits completos de energia solar, dois liquidificadores industriais, 18 macacões, mascaras e luvas para apicultura, 16 microcomputadores, uma motosserra , 31 notebooks, uma plantadeira, um refrigerador, um trado perfurador de solo tratorizado e um triturador industrial para cereais.

O diretor da escola, Lázaro Alberto da Silva Brum, falou sobre a importância da destinação dos equipamentos agrícolas. "É um momento único recebermos estes recursos, pois em 2019 fomos em busca de parceiros para que novos equipamentos chegassem até nossa escola. Sem dúvidas, são recursos que vão somar bastante, porque poderemos oferecer equipamentos adequados para práticas agrícolas aos nossos alunos e comunidade em geral", frisou.

Com uma preocupação em virtude da pouca quantidade de alunos frequentando a escola, Lázaro destacou as alternativas que a equipe escolar vem buscando para solucionar o impasse. "Sou professor de Educação Física e assumir a responsabilidade de estar à frente de uma escola agrícola foi um grande desafio, mas acredito que precisamos estar sempre aprendendo. Foi um desafio porque nossa escola estava com poucos alunos e com uma infraestrutura precária. Diante disto, eu e minha equipe, colocamos nossos nomes à disposição, já que o educandário estava quase fechando em virtude da escassez de estudantes", explicou ele.

"Ao assumirmos o comando da escola, visitamos diversos municípios da região, com o intuito de incentivar e trazer novos alunos. Com muito esforço e empenho, conseguimos reverter esse cenário, já que nossa escola possui uma infraestrutura maravilhosa e estamos constantemente buscando motivar os alunos para participarem de todas as áreas que ela oportuniza", acrescentou o diretor.

Lázaro enfatizou que a escola Getúlio Vargas é uma instituição de qualidade, com equipamentos para prática agrícola e lazer. "Temos aulas o dia todo e trabalhamos continuamente em melhorias, para que nossos alunos gostem e permaneçam aqui. Agora, aliados a tecnologia, temos avançado em diferentes áreas, oportunizando ainda mais qualificação aos nossos alunos. Por isso, convidamos a todos para que agendem suas visitas e venham conhecer nossa escola, temos nossos canais no Facebook e Youtube, além de que nossos telefones estão sempre à disposição. Aqui, além do Ensino Médio, o aluno faz curso técnico em agricultura e garante espaço no mercado de trabalho", pontuou ele.

O prefeito Luiz Armando Taffarel aduziu que os recursos recebidos serão essenciais na ampliação e melhorias no ensino dos alunos. "Nossa escola técnica é um orgulho para o município e toda sua população, por isso, não medirei esforços para permanecer ajudando essa instituição. Para este ano, já consegui uma emenda parlamentar que será destinada para o calçamento da entrada da escola", afirmou o gestor.

Em relação ao número de alunos, o prefeito destacou que a Administração Municipal fará um trabalho junto a Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de trazer mais estudantes para o educandário. "Vamos visitar os municípios vizinhos e incentivar os alunos a virem estudar e terem uma qualificação técnica. Mesmo sendo uma escola estadual, disponibilizamos transporte e incentivamos de todas as formas possíveis, onde buscamos alunos e professores todos os dias para levá-los até a instituição", acrescentou.

Por fim, Taffarel pontuou a importância de os jovens frequentarem a escola e terem uma qualificação técnica para o mercado de trabalho. "A agricultura tem uma grande rentabilidade, sendo uma fonte de renda essencial, por isso queremos fomentar cada vez mais a escola, para que tenhamos novos alunos técnicos e mais jovens levando riquezas para todo o interior", finalizou. fonte:jornalinformativoregional

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news