Educação

Dia de retornar à EMEI Gente Miúda

Educação

Publicado em 07/02/2022 às 15h45min

 

Dia de retornar à Creche EMEI Gente Miúda


As crianças aguardavam muito ansiosas, para rever coleguinhas e professores. 


Esta segunda-feira (07) de fevereiro, foi marcada pelo início do ano letivo para as crianças que frequentavam o educandário, à Escola Municipal de Ensino Infantil EMEI Gente Miúda de Progresso. Após o período de férias as crianças retornaram  à Escola para mais um ano de aprendizado e descobertas.

A EMEI Gente Miúda, atende crianças da faixa etária de idade a partir dos 6 meses até 3 anos e 11 meses, ou até finalizar o ano letivo.  

Em comunicado pelas redes sociais da EMEI Gente Miúda, " As férias chegaram ao fim, é hora de voltar "! 
Lembrando que nesta segunda-feira, 07/02, só irão retornar os alunos que já frequentavam a EMEI, os demais deverão esperar a direção entrar em contato. 

Após passar por um processo de substituição do piso em diversos espaços e outras melhorias. A obra garantirá mais segurança e acessibilidade às crianças e professores da EMEI, visando à segurança dos alunos e a retomada das aulas com a instituição em perfeitas condições de receber a comunidade escolar.
Antes da abertura da EMEI, o prefeito, Paulo Gilberto Schmitt, o vice-prefeito, Luiz Paulo Manini, e a Secretária de Educação e Cultura, Simone Berté, visitaram o educandário e aprovaram as intervenções de melhoria. Eles também se reuniram com a equipe diretiva e de professoras e compartilharam o sentimento para o decorrer de um excelente ano letivo.
A equipe diretiva da EMEI ressalta o comprometimento da Administração Municipal com a educação. "A troca do piso da EMEI Gente Miúda foi uma das necessidades elencadas no ano de 2021 e que, no início deste ano de 2022, foi executada. O ambiente se tornou mais agradável, aconchegante e de aspecto harmonioso. Além do mais, será benéfico para a utilização das atividades lúdico-pedagógicas variadas", avaliam a diretora, Josieli Zappas, e a coordenadora pedagógica, Camila Carniel Piffer.


No começo da vida escolar, voltar para a escola após as férias pode ser um desafio, principalmente para as crianças pequenas.
Alguns alunos precisam readquirir confiança na escola. A autoconfiança, a competência e a segurança surgem também de separações bem sucedidas e, sendo a escola um dos primeiros lugares onde essa experiência acontece na história de uma criança, vemos a importância da adaptação e da orientação da família para viver esta situação.

 

Aqui vão algumas dicas para os pais que facilitam o período de adaptação e de readaptação depois das férias:

- Alguns dias antes do retorno/ início das aulas é importante que comece a se estabelecer a rotina habitual com os horários de refeição e sono para que a criança não sinta tanto os horários da rotina escolar.
- Converse com seu filho sobre o retorno ou ingresso à escola de maneira tranquila, evidenciando os aspectos positivos, como o encontro com os amigos, a professora, a volta aos cursos esportivos e culturais, novos aprendizados e etc.
- Os pais ou familiares devem mostrar firmeza e segurança na hora de deixar a criança, despedindo-se carinhosamente. - - Se ela chorar no retorno as aulas, acompanhe a criança até a sala de aula e peça orientações a coordenação. Em alguns casos, deve ser proposto algumas estratégias de adaptação, como por exemplo, progredir o tempo de permanência.
- Cabe à escola determinar o momento em que a família deve ir se afastando para que a adaptação ou readaptação aconteça, é importante que os pais confiem na experiência da instituição de ensino.
 - Quando sair, a despedida deve ser rápida, passando segurança à criança de que o que está fazendo é o melhor para ela, nunca minta e conte exatamente tudo que vai acontecer, o que você estará fazendo enquanto ela está na escola e indique que voltará para buscá-la.
- O responsável por buscar o aluno deve ser pontual. O grande medo da criança é de ser abandonada ou esquecida na escola.
- Não fique chateada se seu filho precisar de um período maior de adaptação ou no retorno as aulas precisar de cuidados para se readaptar, cada criança tem o seu tempo.
- Cuidado para não ceder às manhas e birras. Não negocie sua permanência na escola em troca de guloseimas ou brinquedos.
- Incentive seu filho a compartilhar as experiências divertidas das férias com os amigos, e a se interessar pelo que os colegas viveram nas férias também.

Por Tatiana Duarte, pedagoga.

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news