Economia

Governo tem até dia 15 para liberar 13° dos aposentados

Economia
Publicado em 14/04/2021 às 18h30min
 
 
Aposentados: Governo tem até dia 15 para liberar 13° dos aposentados neste mês
 
O impasse no orçamento de 2021 atrasou a liberação dos recursos para os aposentados e pensionistas do INSS
 

O governo federal tem até esta quinta-feira (15) para resolver o impasse no Orçamento de 2021 e adiantar, ainda neste mês, o 13° dos aposentados e pensionistas do INSS. A data se refere ao período de encerramento dos cálculos de gastos regulares que serão realizados pela Previdência com a folha naquele mês, procedimento que é realizado sempre na primeira metade de cada mês do ano. Passado esse prazo, se houver antecipação, ficaria para o mês que seguinte.
Com o Orçamento travado, após falha de articulação entre o governo Jair Bolsonaro e o Congresso, a liberação de R$ 50 bilhões para o pagamento antecipado de benefícios aos aposentados e pensionistas está em compasso de espera.
O governo está com medo de aprovar o Orçamento como foi votado no Congresso e faltar recursos para despesas básicas, levando à adoção de manobras fiscais que abram caminho para evetualmente imputar crimes de responsabilidade ao presidente – as chamadas “pedaladas”.
Neste momento, a negociação envolve o veto a trechos do texto e a elaboração de alternativas que viabilizem a lei orçamentária, análise que ainda pode levar mais alguns dias. Caso o governo vete alguma passagem, o Congresso decidirá se mantém ou derruba aquele veto, podendo gerar novos impasses e mais demora na liberação dos recursos.

Segundo o INSS, o calendário de pagamentos de abril terá início no dia 26 e será concluído em 7 de maio, o que, em tese, daria ao governo mais alguns dias para resolver o problema dos aposentados. Acontece que o processamento da folha de pagamento começa antes, com uma etapa de cálculos feitos pelo Datraprev, empresa de tecnologia da Previdência Social. O período de cálculo de abril se encerra na quinta-feira (15), segundo nota do órgão.
Caso o governo não consiga viabilizar o dinheiro prometido por Bolsonaro aos aposentados até o fim da semana, a próxima rodada de pagamentos do mês que vem terá início no dia 25 de maio e a gestão ganha mais 1 mês para, enfim, liberar os recursos ao INSS.

 
 
 
 
 
Publicado em 27/03/2021 
 
Anúncio da antecipação do 13º dos aposentados do INSS é esperado para a próxima semana
O presidente Jair Bolsonaro garantiu o adiantamento do benefício caso o Orçamento fosse aprovado, o que ocorreu
 
 
A antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma promessa do governo desde o início do ano, quando membros do governo informaram que a primeira parcela da antecipação poderia acontecer ainda em fevereiro.
 
No entanto, devido ao atraso de mais de três meses na aprovação do Orçamento de 2021, que foi aprovado apenas na última quinta-feira (25), o governo ainda não conseguiu cumprir sua promessa.

Sem a aprovação do Orçamento, os gastos do governo se tornam limitados, o que inviabilizava o governo de liberar uma medida como está que pretende movimentar R$ 50 bilhões a economia.

Contudo, devido ao atraso na aprovação, a liberação da antecipação do 13º salário deve ocorrer apenas a partir do final do mês de abril, isso acontece, pois o calendário de pagamentos do INSS de março já começou também na última quinta-feira (25).

 

Logo como o 13º é pago junto com a aposentadoria, nos últimos cinco dias úteis do mês. Os pagamentos deste mês já começaram. Então, se o governo não fizer um novo calendário os pagamentos do benefício vão ficar apenas para o dia 26 de abril.
 
Além disso, antes de liberar qualquer gasto, é necessário avaliar os remanejamentos e as manobras orçamentárias para aumentar o valor destinado às emendas, tirando dinheiro, inclusive, da Previdência, informou uma fonte da equipe econômica do governo.
 
Por fim, caso o governo não libere um novo calendário para pagamento do 13º salário, o mesmo deve ocorrer junto com os calendários de abril e maio, sendo abril pago a primeira parcela e maio a segunda parcela.
 
Por fim o anúncio oficial deve ser liberado nos próximos dias, inclusive para a próxima semana!

 

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news