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Facebook diz que falha interna derrubou redes

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Facebook diz que falha interna derrubou redes por cerca de seis horas na segunda-feira
 
O Facebook e as demais plataformas da empresa — Instagram, WhatsApp e Messenger — ficaram fora do ar por aproximadamente seis horas na segunda-feira (4) devido a uma falha interna, informou a companhia após o restabelecimento dos serviços.
 
O incidente, provocado por um problema técnico, constituiu a falha "mais importante já observada" pelo Downdetector — site que monitora os cortes online. "Bilhões de pessoas foram impactadas", informou a página.
 
Em nota divulgada no final da noite de segunda-feira, o Facebook se desculpou pelo problema e falou sobre o motivo da queda, negando qualquer hipótese de ataque hacker ou vazamento de dados dos usuários.
 
A empresa atribuiu a interrupção dos serviços a uma "mudança na configuração" dos servidores que coordenam o tráfego entre seus centros de dados.
 
"A interrupção do tráfego da rede teve um efeito cascata na maneira como nossos centros de dados se comunicam, provocando a interrupção de nossos servidores", afirmou o vice-presidente de infraestrutura do Facebook, Santosh Janardhan, em nota. 
 
No Twitter, a rede social escreveu um breve pedido de desculpas após o sistema se recuperar:
 
"Temos trabalhado duro para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online", afirmou a empresa na tarde passada. 
 
Tratando do WhatsApp, o recado foi dado também por meio da rede social concorrente. 
 
"Pedimos desculpas a todos que não conseguiram usar o WhatsApp hoje. WhatsApp está voltando a funcionar em sua normalidade gradualmente, muito obrigado pela sua paciência.   Manteremos vocês informados quando tivermos mais informações para compartilhar."
 
Ao longo da segunda-feira, especialistas chegaram a cogitar a possibilidade de ter havido um problema do tipo DNS, uma falha no servidor da empresa. Isso significa que, quando o usuário buscava pelo domínio dos sites — ou os acessava pelos aplicativos —, é como se aquele endereço não pudesse ser encontrado pela internet.
 
Bom dia para a concorrência
A falha aconteceu em um momento delicado para a empresa de Mark Zuckerberg. A ex-especialista de dados da empresa Frances Haugen entregou à autoridades e ao Wall Street Journal uma investigação particular do Facebook que parece respaldar muitos temores e críticas sobre a plataforma. 
 
Além das pessoas e empresas que dependem das ferramentas do Facebook, Zuckerberg também recebeu um golpe financeiro. A revista Fortune informou que a fortuna pessoal dele caiu quase US$ 6 bilhões na comparação com o dia anterior, passando a cerca de US$ 117 bilhões.
 
Para os concorrentes do Facebook, porém, o dia foi muito bom. O serviço de mensagens Telegram passou de 56º aplicativo gratuito mais baixado nos Estados Unidos para o quinto lugar, segundo a empresa especializada SensorTower.
 
Muitas pessoas usaram o Twitter para expressar a frustração com a interrupção por horas de seus contatos, fontes de renda ou ferramentas de negócio.
 
 

Além de WhatsApp, Facebook e Instagram, instabilidade atinge outras plataformas

Alternativas ao WhatApp e outros aplicativos também têm registrado instabilidade na tarde desta segunda-feira (4). Na plataforma Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, o Telegram registrou um pico de queixas por volta das 15h08min, com 1.135 notificações de problemas para usar o aplicativo. A curva de reclamações caiu, mas, após a queda, começou a variar. 

A atualização mais recente — até a publicação desta reportagem —, das 18h23min, mostrava 155 relatórios de problemas. O Telegram chegou a ser o assunto mais comentado do Twitter no Brasil, nesta tarde.

No caso do app, o problema parece ser mais de instabilidade por excesso de usuários do que uma queda generalizada, de acordo com o site do jornal Folha de S. Paulo. O veículo relatou que, pelo Twitter, usuários confirmam que estão conseguindo usar a rede ou que conseguiram voltar a usá-la depois de um tempo. Outros ainda reclamam da falta de acesso. Novos usuários tiveram dificuldade para se cadastrar no aplicativo, devido à demora no envio do SMS para confirmar a veracidade da conta, além de mensagens de erro.

O próprio Twitter também tem apresentado instabilidade. Às 16h26min, chegou a 230 notificações registradas no Downdetector. Na plataforma de monitoramento de problemas, usuários reclamam que o aplicativo apresenta lentidão e falha ao carregar comentários e imagens, por exemplo.

O monitor aponta, ainda, dificuldades em serviços do Google, como Gmail e YouTube. Segundo o site do jornal O Globo, nas redes sociais, usuários também comentaram sobre instabilidade no LinkedIn e no Google Drive, além da plataforma Microsoft Teams.

Em menor quantidade, o Tik Tok também teve problemas na tarde desta segunda-feira. Junto à rede social de vídeos, plataformas como Zoom, Netflix, Discord, Amazon e Amazon Web Services também aparecem com algumas dificuldades, embora com poucos registros de reclamações.

Alguns aplicativos bancários estão inclusos na lista. É o caso do Nubank. Em resposta a um usuário no Twitter, o banco informou que identificou "uma oscilação nos pagamentos de boletos", mas que estava trabalhando para resolver o problema.

As instabilidades nas plataformas começaram a ser relatadas por volta das 12h50min, com WhatsApp, Instagram e Facebook. Desde então, os três aplicativos, pertencentes ao mesmo grupo, estavam fora do ar.

 
 
 
 
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