Agricultura

Progresso decreta situação de emergência devido à seca

Agricultura

Publicado em 13/01/2022 às 18h30

 

 

Progresso decreta situação de emergência devido à seca

A prefeitura de Progresso decretou, na tarde desta quinta-feira, 13 de janeiro, situação de emergência. A medida foi adotada devido ao grave quadro de estiagem que assola o município. Prejuízos calculados beiram os R$27 milhões para o agronegócio e despesas com a seca ultrapassam os R$90 mil.
Desde novembro, a Administração Municipal acompanha com preocupação o panorama de escassez de chuva e excesso de calor, com seus reflexos na agropecuária e no abastecimento das famílias do interior. No decorrer do tempo, foi se consolidando o cenário de perda nas lavouras.
A decisão do prefeito em exercício, Luiz Paulo Manini, em conjunto com o prefeito municipal, Paulo Gilberto Schmitt, em férias regulares, foi tomada a partir de parecer elaborado pela Emater/RS-Ascar. Mais informações sobre o Decreto amanhã.

 

Sobe para 100 o número de famílias rurais atendidas com água em Progresso devido à estiagem 

As chuvas registradas nos primeiros dias do ano não foram suficientes para amenizar o impacto provocado pela seca prolongada e das perdas com o desabastecimento. A Administração Municipal não mede esforços e ampliou o trabalho de levar água para produtores rurais afetados pela longa estiagem registrada em todo o Estado. 

O trabalho conjunto da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras leva diariamente a localidades rurais água para o consumo animal e também água potável para consumo humano. São cerca de 100 famílias rurais atendidas com o serviço de fornecimento de água. Diariamente são entregues mais de 90 mil litros de água que são acondicionados em reservatórios, já que o volume das captações está limitado pela falta de chuva.

A zona rural é uma das mais afetadas e algumas comunidades encontram-se com escassez de recursos hídricos utilizados para produção agrícola e pecuária, bem como para consumo humano e animal. Nesse momento, a Secretaria de Agricultura prioriza o abastecimento de água das propriedades através de caminhão tanque, bem como providencia a abertura e limpeza de reservatórios para captação de água. O produtor afetado pela seca e que necessita de fornecimento de água deve fazer o pedido junto à Secretaria de Agricultura. A toda a população continua o apelo de racionamento de água para garantir o abastecimento do sistema público.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news